PREFEITURA DE SÃO PAULO

Grêmio Botafogo de Guaianases comemora seus 59 anos com foco no futebol amador

Clube foi fundado pelo carioca Admardo Armond em 05 de abril de 1955

14/04/2014 00h00

Nesta última semana, o Grêmio Botafogo de Guaianases completou 59 anos de tradição e respeito ao futebol amador. Para quem não sabe, o clube foi fundado em 5 de abril de 1955 por Admardo Armond, que veio para a capital paulista com sua família diretamente do Rio de Janeiro. Apaixonado pelo futebol e pelo Botafogo dos craques Didi, Nilton Santos e Garrincha, ele resolveu montar a sua própria equipe, usando o nome do clube do coração e o peculiar escudo com a estrela solitária no peito.

Assim, em pouco tempo o Botafogo de Guaianases mostrou tamanha paixão e organização que acabou conquistando seu espaço no futebol amador de São Paulo, se transformando em um time estimado por todos que amam a várzea e tendo até torcida organizada, conhecida como Torcida Jovem e Raça Alvinegra.

Desde 2007, tem uma parceria com o São Paulo. Nesse acordo, garotos de 8 a 13 anos que se destacarem vão para o CT de Cotia fazer testes, com chance de fazer parte do quadro de atletas de um time profissional. Com essa oportunidade, cerca de 10 garotos já foram treinar no clube do Morumbi.

E mais, o Bota já foi campeão da Copa Kaiser (em 1997), foi bicampeão paulista amador pela Federação Paulista (nos anos de 1989 e 1990) e já revelou craques para o futebol profissional.

A administração do time também é diferente. Desde 1986, o Botafogo aboliu os cargos eletivos de sua diretoria. Atualmente, o clube é gerido por uma comissão em que cada um conhece bem a sua função.

Atual presidente, Itamar de Jesus já está no segundo mandato, e há 10 anos está a frente do clube. Ele conta que vive o clube desde criança: “Comecei como gandula e hoje me tornei presidente”, finaliza.

Para Itamar, o lado social é a principal característica do clube: “Temos boas parcerias na região, e a ótima estrutura do CEU JAMBEIRO, com o piso sintético nos ajudam muito”.

Um pouco mais sobre o Trabalho Social exercido pelo clube

Com 59 anos de tradição, o Grêmio Botafogo FC faz um trabalho social na Escola Comunitária de Futebol, atraindo centenas de jovens entre 6 e 16 anos do bairro de Guaianases e redondezas, região que conta com cerca de 1 milhão de habitantes. Além disso, o clube conta também com categorias para os veteranos que disputam competições e buscam representar a região em diversos campeonatos.