Conheça a Coleção Portas Abertas - Português para Imigrantes

Combate ao racismo, machismo e respeito a diversidade de gênero são temas presentes nas atividades dos cadernos

 A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo disponibiliza para estudantes e educadores do Programa Portas Abertas, a coleção “Português para Imigrantes”. Ela é composta por três volumes: Básico, Intermediário e Avançado e traz atividades para o ensino de Língua Portuguesa para imigrantes.

O material se destina aos estudantes migrantes matriculados no projeto Portas Abertas – Português para Imigrantes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Combate ao racismo, machismo, respeito à diversidade de gênero, são temas presentes nas atividades.

Para Felipe de Souza Costa, Diretor do Núcleo Técnico de Currículo (NTC) da SME, “a partir de agora estes estudantes contarão com material específico que auxiliará suas aprendizagens. Além disso, as educadoras (es) terão a possibilidade de planejar atividades inovadoras, a partir da coleção”, enfatiza.

A coletânea tem por objetivo, contribuir para aprendizagens da Língua Portuguesa a partir de temas importantes para o fortalecimento da cidadania da população migrante que frequenta o projeto.

Para Jussara Nascimento dos Santos, do Núcleo de Educação Étnico Racial (NER), os volumes contribuirão para que as práticas pedagógicas das educadoras (es) aconteçam de forma mais fluida e dinâmica durante as atividades do projeto. “O objetivo central do material é qualificar a aprendizagem da Língua Portuguesa, uma vez que tal aprendizado, contribui para processos de inserção e cidadania da população migrante”, completa.

Confira os materiais:

Portas Abertas – Português para Imigrantes – Básico

Portas Abertas – Português para Imigrantes – Intermediário

Portas Abertas – Português para Imigrantes – Avançado

 

Projeto Portas Abertas – Português para Imigrantes – tem o objetivo de promover os direitos para a população imigrante da cidade de São Paulo, assegurando seu acesso, permanência e aprendizagem na escola, propiciando sua inserção no mercado formal de trabalho e promovendo sua regularização migratória.