Subprefeitura busca com empresas estratégias para vencer o desafio do lixo nas ruas

Lixo tem consumido recursos que poderiam ser aplicados em saúde, educação e lazer.

A quantidade de lixo nas ruas deixa a impressão de que não há limpeza. O que poucos percebem é que há uma programação para garantir o recolhimento de resíduos em todas as áreas do bairro. Na maioria das ruas há coleta seletiva uma vez por semana e três para coleta de lixo orgânico que não pode ser reaproveitado. O Cata-Bagulho passa mensalmente em todas as ruas e há ainda serviço de varrição e limpeza de pontos viciados, manual e mecânica. A Corpus, empresa responsável pela limpeza dos pontos viciados, já catalogou mais de 100 endereços onde o descarte de lixo irregular é constante.
Em locais onde os caminhões da coleta não passam, ruas e vielas estreitas em função de ocupações irregulares, são colocadas caçambas e contêineres. Guaianases conta ainda com três ecopontos e, ainda assim, nada parece suficiente para manter as vias e calçadas limpas.
Recentemente, foram retiradas 48 toneladas de três pontos viciados num único dia. Menos de 24 horas depois era possível encontrar lixo nos mesmos lugares. De acordo com o subprefeito não foi exceção, é uma regra. De um lado são os caçambeiros e de outro a própria população que adota o lema: “já está sujo mesmo, então nãos faz mal”.
O lixo irregular ocupa calçadas e vias. Tira espaço do pedestre, do ciclista, do ônibus e do carro. Coloca todos em risco. Favorece a reprodução de mosquitos, roedores e escorpiões.
Como combater a “praga do lixo”?
Para a prefeitura e as próprias empresas é preciso investir em educação ambiental e reaproveitamento de resíduos. Não é possível criar aterros indefinidamente. Essa é uma alternativa que se esgota. Com crescimento das cidades, a elevação do custo da terra e o transporte para longas distâncias, essa prática é cada vez mais onerosa.
As empresas de limpeza mantêm agentes ambientais para a orientação da população. Em Guaianases, a Ecourbis deve buscar nesse ano um maior envolvimento das escolas e unidades de saúde. Além disso, a Corpus está desenvolvendo um projeto para o reaproveitamento dos resíduos de obra que, triturados, podem ser usados em aterros e agregado para pisos cimentícios e produção de bloquetes. O piso intertravado ainda tem a vantagem de ser permeável, contribuindo para a absorção da água de chuva.
No combate aos pontos viciados, prefeitura e empresas apostam na revitalização para inibir o descarte irregular. Para o Subprefeito Guaracy Fontes Monteiro Filho, o desafio é enorme, mas com a ajuda da população poderá ser vencido. Tudo é uma questão de hábito. Pequenas mudanças, quando feitas de maneira coletiva, em casa, na rua, no bairro... podem produzir grandes efeitos.