Mutirão dos Bairros realiza mais de 9 mil atendimentos em Guaianases

Além de dezenas de serviços para os adultos, o evento ofereceu também uma série de atividades e brincadeiras para as crianças

 A Subprefeitura de Guaianases, na Zona Leste da cidade, recebeu neste sábado, das 9h às 15h, a primeira edição do programa Mutirão nos Bairros de 2020. As ações foram concentradas na Avenida Utaro Kanai, esquina com a Rua Festa Chinesa, onde os moradores puderam participar de diferentes atividades gratuitas. Mais de 9 mil atendimentos foram realizados. Enquanto isso, a subprefeitura local realizou diversos serviços de zeladoria no local e em seus arredores.

Coordenado pela Secretaria Especial de Relações Sociais, o programa concentra, sempre aos sábados, diversos serviços da administração municipal em um ponto específico da cidade, levando os serviços da Prefeitura para próximo da população que mais precisa, em áreas vulneráveis da capital.

A edição contou com mais de 600 vagas de emprego ofertadas. Os visitantes também puderam consultar os analistas de negócios Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Na área da Saúde, foram oferecidas orientações sobre alimentação saudável, residência segura para idosos, tabagismo, arboviroses, como a Dengue, além de vacinação e serviços odontológicos. Cães e gatos também foram cadastrados para a realização de cirurgias de castração gratuitas, já agendadas.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) também esteve presente no local, oferecendo orientações sobre vagas de trabalho para pessoas com deficiência e com a Paraoficina Móvel. Para mais informações, acesse: Paraoficina Móvel e confira todo o cronograma de atendimento mensal.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participou da ação por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, que esteve no local fazendo o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade social no CadÚnico e realizando orientações sobre a rede socioassistencial e outras políticas públicas.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos prestou orientações sobre políticas de cotas para acesso em concursos públicos, direitos da população negra, iniciativas do município contra o preconceito e o racismo, além de receber denúncias de violência contra mulheres.

A Cohab-SP convocou famílias moradoras do conjunto habitacional Jardim São Paulo para retirarem o termo de quitação de suas unidades. A van Cohab na Área também esteve presente prestando serviços como agendamentos para a central da habitação, além de esclarecer dúvidas e fornecer orientações sobre contratos, transferência, emissão de boletos e ajustes financeiros.

A Sabesp contou com uma agência móvel disponível onde os clientes puderam fazer pedidos de serviços, retirar segunda via da conta de água, solicitar parcelamento de dívidas, entre outras ações.

Através do Programa Rua da Gente, as crianças também tiveram acesso a várias oficinas, contação de histórias, música  com direitoa pipoca e algodão doce. Uma das sensações foi a "máquina de bolhas gigantes". 

Confira abaixo os atendimentos realizados:

CIEE - 400
Cohab - 330
Igualdade Racial - 25
Direitos Humanos / Mulheres - 32
Direitos Humanos / Educação - 30
CRAS - 166
Amplavisão - 177
CATE - 536
Procon - 53
Saúde - 6193
Sabesp - 20
Paraoficina Móvel - 6
Alcoólicos Anônimos (AA) - 43
Castração - 850
Tenda da Beleza - 512
Livros distribuídos - 1150
Procon -53