Mutirão da Brasilândia reúne mais de 300 pessoas em sábado de chuva

Atendimento ao munícipe é feito por vários órgãos municipais, como CATe, ADE Sampa e COHAB.

A 7ª. Edição do Mutirão nos Bairros, agora na Brasilândia, reuniu mais de 300 pessoas no Largo da Pancada, no último sábado.

Debaixo de uma chuva torrencial, a população compareceu em peso para utilizar os vários serviços oferecidos em diversos equipamentos públicos, desta vez, na porta de casa.


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, através do CATe e ADE Sampa atendeu 192 pessoas. Destas, 63 foram encaminhadas para cursos e treinamentos ou vagas que já estavam disponibilizadas em outras empresas. Duas pessoas foram até a barraca do CATe e fizeram nova carteira de trabalho. E 118 pessoas passaram pelo processo seletivo e já estão aprovadas em duas empresas que foram ao Mutirão para selecionar funcionários. Duas pessoas que queriam empreender foram orientadas pelo ADE Sampa.

Pessoas sentadas esperando para serem atendidas pelo CATe - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo.

 

A Secretaria de Saúde trouxe inúmeros serviços: aplicou 30 vacinas, sendo 25 contra gripe e cinco contra a febre amarela. Foram feitos 250 testes de glicemia e 230 pessoas aferiram a pressão arterial.

Servidoras que aplicaram as vacinas posando para foto.

 

Também foi disponibilizada a acupuntura auricular, sendo que 59 pessoas passaram pelo atendimento com a terapeuta Juliana Antunes, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Vila Penteado e Vista Alegre - e com a enfermeira Marisol Gonzalez Gomez, da UBS Dr. Augusto Galvão.

 

Juliana Antunes fazendo atendimento de acupuntura auricular.

 

Foram distribuídos 590 kits de saúde bucal, 720 preservativos, 100 saquinhos de sal de ervas, bem como as orientações para cada caso.

Funcionários na barraca de Sal de Ervas sorrindo para foto

Foram dados 58 atendimentos a casos de sinantrópicos e foram realizadas 17 atividades educativas.

A Vigilância em Saúde Ambiental e Sanitária veio com orientações sobre Cidadão Vigilante – programa que ensina o cidadão a ter um olhar como o da Vigilância Sanitária, ao entrar nos estabelecimentos. E ainda:
- curso de boas práticas de alimentos,
- orientações sobre licença sanitária,
- exposição com sinantrópicos,
- RGA – animal – vacinação e carteira de vacinas para cães e gatos.

E ainda, como práticas integrativas, a dança circular e mix dance.


A COHAB também prestou atendimento. Foram 47 pessoas atendidas. Destas, 27 assinaram termos de quitação do imóvel, cinco renegociaram o contrato e 15 tinham casos pontuais a serem resolvidos.

Van da COHAB e barraca

A Secretaria da Pessoa Deficiente participou com orientações gerais sobre os serviços públicos que as pessoas com deficiência podem utilizar gratuitamente e atendeu quatro pessoas interessadas, que foram encaminhadas para cadastramento.

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania participou do Mutirão e também prestou atendimento a quatro pessoas com orientações gerais sobre os direitos e benefícios para estudantes, esclarecimentos e orientações a mulheres vítimas de violência doméstica e a pessoas vítimas de preconceito e violência racial.

A SABESP, mesmo não sendo órgão municipal, também participou. Foram atendidas 22 pessoas que solicitaram renegociação da dívida, parcelamento e segunda via de contas.

Barraca da SABESP e Van

A Secretaria de Cultura levou a biblioteca móvel com o programa Troca de Livros.
A Subprefeitura Freguesia Brasilândia levou as Supervisões de Esporte e Cultura com diversos divertimentos como floorball, ginástica rítmica, alongamento e street dance, com professores de educação física e grupos de dança que interagiram com a população; e ainda, barraca para crianças com algodão doce, pipoca, pintura de rosto, brincadeiras educativas, cama elástica e pula-pula.

A Coordenação de Obras da Subprefeitura teve papel fundamental com os serviços de zeladoria: 4 equipes de áreas verdes, 2 equipes de varrição que varreram mais de 2 quilômetros, 2 de capinação, 2 poda de árvores, 2 de tapa buracos sendo que poda e tapa buracos já haviam sido feitos com antecedência. Foram instaladas 6
A empresa TREVO Ambiental também participou com uma equipe de concentração ambiental que concentrou 50 pessoas para orientações sobre lixo reciclável e oficina de reutilização de pneus.

Funcionários da Trevo Ambiental reunidos

 


Fotos: Vinicius D’Amaro e Gisleine Caron