Conservação de áreas verdes dá novos ares para região

Corte de mato, capinação e conservação de áreas verdes é feito pela Sub Freguesia/Brasilândia

A Subprefeitura Freguesia/Brasilândia faz, dentre os principais serviços, a conservação de áreas verdes. Os serviços vão de capinação, corte de mato, poda e remoção de árvores, plantio de espécimes diversas, limpeza e conservação. Os munícipes também podem participar por meio do programa “Adote uma Praça”.

Muita gente gostaria de cuidar de uma área verde, uma praça. Com o programa “Adote uma Praça”, além de deixar um local bonito e bem cuidado, o munícipe – tanto pessoa física como comércio ou empresa – pode também colocar um placa no local com seu nome ou marca atestando que toma conta e conserva aquela área.

Alguns serviços estão sob a responsabilidade do cooperante. Outros, a Subprefeitura se responsabiliza, como a poda e/ou a remoção de árvores. Para que o serviço seja eficaz, a conscientização da comunidade é fundamental. Uma área bem cuidada tem impacto crucial nessa conscientização. Deve-se ter em mente que a depredação de equipamentos públicos e o descarte de lixo são causas também de degradação da saúde coletiva e do aumento da criminalidade e do consumo de drogas, situações que ocorrem normalmente em locais degradados e esquecidos pelo Poder Público e evitados pela população.

A Prefeitura de São Paulo possui abriu e simplificou o programa “Adote uma Praça”. Com objetivo de aumentar a conservação de áreas verdes na cidade e desburocratizar os processos de adoção de praças, o programa busca alcançar a maior quantidade de munícipes parceiros.

Adotar uma área verde é bem simples e tem retornos incríveis tanto para o cooperante quanto para a cidade toda. Basta o interessado ir até a subprefeitura da região onde esteja localizada a praça, apresentar documentos como RG ou CNPJ (em caso de o cooperante for empresa ou comércio). A análise da documentação é feita num prazo de sete dias úteis, até a assinatura do termo de responsabilidade e posterior publicação em diário oficial do município.