Mural que conta a história da diversidade da região é pintado dentro de sala da subprefeitura

Os muralistas usaram a técnica de grafite

Era uma parede branca de oito metros de comprimento e pé direito alto. Uma parede branca pede um quadro, uma representação. Foi assim que surgiu a idéia de pintar um mural nessa parede que representasse a região da Freguesia do Ó e Brasilândia.

Para tanto, foram convidados três artistas locias: Digão, Zytho Romão e DiFavela.

Digão conta como tudo aconteceu:

“Quando a subprefeita Sandra nos chamou para retratarmos a região, ela nos pediu que mostrássemos a diversidade que este local guarda. Queria mostrar os morros, as casas simples, mas muito charmosas, a diversidade cultural e os pontos mais importantes do bairro. Foi assim que nasceu o mural Etnias Periféricas.”

“O desafio era grande. Tudo tinha que caber numa pintura. Então, fizemos uma pesquisa histórica e decidimos pintar um “mapa” que tivesse um olhar mais amplo, que pontuasse nossos centros culturais e que resgatasse o povo que forma nossa cultura. A idéia do mural é ótima porque coloca a obra de arte num local diferenciado, no caso, a sala de reunião da subprefeitura, e valoriza assim a estética urbana”, completa o artista Zyto Romão.

A novidade neste caso é que o mural está pintado dentro da sala da subprefeita. “Era o lugar ideal porque a parede é muito grande e aqui não tinha nada. Uma coisa sem vida, muito chata. Agora está emocionante”, comenta a subprefeita Sandra Santana.

“Você terá de abrir sua sala à visitação pública, Sandra”, sugeriu o prefeito Bruno Covas no dia da entrega do mural. “Ficou muito lindo”, comemorou o prefeito. Covas gostou tanto do trabalho dos artistas que encarregou a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho que criasse um programa de ensino da técnica de grafite com os artistas da região.
 

 

#Paracegover: Na primeira foto, temos a presença de Bruno Covas, Aline Cardoso, Sandra Santana, Zytho Romão e Digão, e o mural de fundo. Na segunda foto, temos a presença da Sandra, Zytho e Digão com o mural de fundo.
 

 

Assessoria de Comunicação da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia