Descarte irregular de lixo é uma das piores ações praticadas hoje na cidade

O descarte irregular de lixo doméstico degrada o local, é foco de doenças e desvaloriza o entorno tornando a cidade feia e difícil de viver

A cidade de São Paulo enfrenta hoje uma das piores práticas: o descarte irregular de lixo. Por mais que as equipes de coletalimpem os locais, logo na sequência outro descarte é feito, tornando o trabalho ineficaz.

 

Dessa forma, o lixo acumula nas ruas trazendo doenças, desvalorizando a região, enfeiando a cidade, tornando a vida de quem mora na região mais difícil e menos prazerosa. Muitas vezes, o lixo toma conta de todo o passeio público obrigando os pedestres a transitarem no meio dos carros, colocando-se em risco de atropelamento.

 

As equipes de limpeza coletam o lixo diariamente, mas nem sempre os munícipes conseguem perceber esse serviço, já que em seguida outro volume de lixo é descartado.

 

“Não há o que possamos fazer para evitar tal prática”, lamenta a subprefeita Sandra Santana. “A única alternativa é identificarmos e conscientizarmos essas pessoas, mas esse trabalho é bem difícil e demorado”, prossegue a subprefeita. Sandra lembra que, além de tudo, o descarte irregular de lixo acarreta um gasto enorme ao município, que perde milhões de reais com um tipo de serviço que torna-se ineficaz, pois não se resolve o problema.

 

“Coletamos esse lixo manualmente, também usamos caminhões com braços mecânicos tal o volume de descarte; depois lavamos a rua com produto químico e água de reuso, mas a limpeza permanece por poucas horas”, explica Santana.

 

“Alternativas e saídas nós temos”, prossegue a subprefeita. “São vários os endereços de Eco ponto, temos também o serviço de cata bagulho que funciona muito bem, além da coleta regular de lixo doméstico, que é feita diariamente. Por que, então, se descarta lixo doméstico no meio do passeio público?”

 

 

#Paracegover: Nas duas primeiras fotos, há o descarte de lixo na calçada e funcionários da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia fazendo a retirada. Já nas fotos seguintes, todo o lixo já foi retirado e está limpo.

 

Assessoria de Comunicação da Sub. Freguesia/Brasilância

27/03/2019