Parque Linear do Canivete está em fase final

Dois playgrounds, cinco quiosques, praça-mirante, pista de skate, quadra poliesportiva, campo de terra e muito mais no novo Parque Linear

Depois de dois anos de muito trabalho, finalmente as margens do córrego Canivete estão mudando e pra melhor. Até janeiro de 2010 será entregue o Parque Linear com 75.000 m² de muito verde.

A área localizada no Jardim Damasceno era ocupada por dois grandes assentamentos irregulares, um na encosta e outro junto ao córrego onde cerca de 600 famílias viviam em situação de risco. Destas, 69 foram realocadas para unidades habitacionais no CDHU em Cidade Tiradentes; outras 120 receberam auxílio aluguel e aguardam a entrega de novos apartamentos no conjunto habitacional City Jaraguá. As demais receberam verba indenizatória de ajuda habitacional.

Depois de removidas as famílias começaram as intervenções para mudar o visual do entorno. A obra já recuperou um quilômetro do córrego e de suas margens. Foi feita pavimentação das ruas, construção de passeios e calçadas, instalação parcial do sistema de esgoto, proteção das Marge ns, plantio de árvores e readequação dos pontos de iluminação pública. Na avenida Deputado Cantídio Sampaio também houve estabilização dos taludes da encosta e a continuação das calçadas.

O projeto do Parque ainda inclui dois playgrounds, cinco quiosques, áreas de atividade física adequadas para a terceira idade, pequena arquibancada, mesas e bancos, praça-mirante, pista de skate, quadra poliesportiva, campo de terra, áreas gramadas para atividades múltiplas e pista de caminhada.

Vale lembrar que o parque é uma das áreas públicas que vão proteger a Serra da Cantareira do avanço das ocupações irregulares e faz parte do Programa 100 Parques para São Paulo. Na região, outros parques estão em acelerado processo de implantação pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, como os do Bispo e Santa Maria.