PREFEITURA DE SÃO PAULO

Mais de 18 mil pessoas aproveitam os três dias de festas em comemoração aos 67 anos da Brasilândia

Shows de grupos musicais e ações de cidadania agitaram o fim de semana. Não houve registro de incidentes

17/03/2014 16h44

Mais de 18 mil pessoas prestigiaram os três dias de festividades que marcaram os 67 anos da Brasilândia, completados em 24 de janeiro e comemorados neste fim de semana.

Houve ações de cidadania, culturais, de saúde, educacional, shows, atividades esportivas, lúdicas em diversos locais da região. Dentre eles: Largo do Icaraí; CEUs Paz e Paulistano; Calçadão do Jardim Iracema; Ponta da Praia – Parque Belém; Rua Nícia Coutinho e Cefó, organizados pela supervisão de Cultura da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia, com apoio de toda a comunidade local.

“Pela primeira vez da história da Brasilândia, um evento de grande porte cultural ocorreu na Ponta da Praia, local reconhecido pelos índices como de alta vulnerabilidade humana”, contou o supervisor de cultura da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia.

“Por lá, conseguimos reunir no sábado, dia 15, mais de 5 mil pessoas em 10 horas de shows musicais e brincadeiras infantis, sem nenhum registro de incidentes”, emendou o jornalista morador da região, Jorge Fleury.

As festividades foram abertas pelo supervisor de Cultura na sexta-feira, dia 14, com sessão solene na Casa de Cultura da Brasilândia. Várias personalidades do bairro que contribuíram para a formação da Vila Brasilândia foram homenageadas e receberam placa comemorativa.

Dentre elas, Azulão, um dos fundadores da Rosas de Ouro; Rose Silva, representante do Conselho Participativo; Mestre Dida; Luis Brasília; Tony Leonel; Dona Cida, do Morro Grande e as gestoras do CEU Paz e Paulistano, Anatália e Cacau, respectivamente. Presentes na mesa de honra, o coordenador de Administração e Finanças (CAF), representando o subprefeito da Freguesia/Brasilândia e o presidente da Câmara Municipal; representantes de parlamentares e supervisoras do CEU Paz e Paulistano.

“Em 24 de janeiro, houve outra sessão solene oferecida pela Câmara Municipal, onde outras personalidades também foram homenageadas”, lembrou o subprefeito Eduardo Peres Palia.

Atrações de peso e prestígio aos artistas locais

Outra novidade dos festejos foram as apresentações de grupos musicais de peso: Sampa Crew, Sensação, Dose Certa, Percepção e o mais esperado Fundo de Quintal. O Grupo encerrou os festejos no Calçadão do Iracema, domingo, dia 16, onde mais de 10 mil pessoas estiveram presentes. “Foi o momento mais feliz de minha vida. O maior presente em meus 60 anos”, declarou Edna Chagas, que sambou no palco ao lado dos integrantes do Fundo de Quintal. Sem contar com as atividades educacionais, culturais e esportivas oferecidas por 7 horas no CEU Paulistano e pela supervisão de Esportes da Subprefeitura.

No sábado, a festa não deixou por menos. Além das mais de 5 mil pessoas que estiveram presentes na Ponta da Praia, brindadas com shows como de Sampa Crew e Sensação; houve diversos eventos nos CEU Paz; na comunidade da Rua Vitória Régia, onde se apresentou o grupo Idéia Maluca; atividades esportivas no CDC Augustinho Vieira, na Rua Nícia Coutinho e no Cefó, além de mais de seis horas de ações sociais, de cidadania e saúde no Largo do Icaraí.

“Parabéns à Brasilândia e à Subprefeitura que organizou esta tremenda festa”, disse a estudante Luiza da Silva, durante um dos eventos. “Não consigo parar de dançar”, emendou ao lado dela, Giovanna Isabella, de apenas 9 anos, que veio com os pais de Pirassununga para conferir a festa e estava animadíssima. “Samba bom demais, a festa está melhor do que nunca”, declarou a garota enquanto curtia o som do grupo Dose Certa.

Avaliações e agradecimentos

De acordo com o chefe de gabinete da subprefeitura Freguesia/Brasilândia, a avaliação da festa foi muito positiva, devido a integração entre a equipe que trabalhou com muito afinco desde do início do ano. “Foram diversas reuniões com órgãos competentes e comunidade para oferecer a melhor festa à Brasilândia. Afinal, o povo merece”, emendou o subprefeito. “Agradecemos a todos colaboradores pelo apoio recebido. É assim que se faz inclusão sócio-cultural”, lembrou o supervisor de cultura.

“O povo da Brasilândia mereceu uma festa desta magnitude que contou principalmente com o apoio de artistas locais, como Samba do Congo; Grupo Tamo Junto; Luz Nascimento; Banda Cidarttas; MC Júnior; Cagebe; S.A do Rap; MCs Oreia; Dan e Carioca; Identidade e Movimento; Black Mad; Zimbabwe; Produto do Mundo; Wilsinho do Peruche; DJs Dudu e Paulinho; Rafael Sorriso; Bem no Íntimo”, encerrou o supervisor de Cultura.

Colaboraram nos 67 anos da Brasilândia: Polícia Militar; Guarda Civil Metropolitana; Companhia de Engenharia de Tráfego; SPTrans, SPTuris; Defesa Civil; DRE; APEESP; APEOESP; Suvis; Secretaria Municipal de Cultura entres outros.