"Dicas da Sub"

Toda sexta-feira tem uma nova dica para você

DICA 15

Saúde - Cartão do SUS

Para obter o Cartão Nacional de Saúde, ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e desfrutar de benefícios como agilidade na marcação de consultas e exames, acesso a medicamentos e acompanhamento realizado por profissionais de saúde, é necessário comparecer a Praça de Atendimento da Subprefeitura ou a UBS mais próxima, portando RG, CPF e comprovante de endereço. Assim que todo o procedimento for realizado, o munícipe sai com o cartão em mãos.

 

DICA 14

De olho na obra

Para manter a cidade organizada, é necessário que o proprietário do imóvel tenha uma licença para construir ou reformar.

É por isso que a prefeitura de São Paulo lançou o DE OLHO NA OBRA, um serviço em que o cidadão pode saber pela internet o que está sendo construído ou reformado na cidade de São Paulo.

É só acessar o site www.prefeitura.sp.gov.br/deolhonaobra com o endereço da obra em mãos.

Através de um sistema simples e transparente, você fica sabendo o que está sendo construído ou reformado na cidade, desde 1997, e se a documentação está em dia.

Se a construção for irregular, você ainda pode ajudar na fiscalização, denunciando a obra para a Prefeitura. Tudo muito rápido.

 

DICA 13

Deu entrada em um processo na subprefeitura? Deseja consultar o andamento?

Toda terça e quinta-feira a Coordenadoria Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CPDU) da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia atende aos munícipes que desejam fazer consultas a processos de aprovação e licenciamento.

Além disso, nestes dias os moradores podem aproveitar para tirar suas dúvidas sobre processos, regularização e obter informações sobre comunique-se da subprefeitura, entre outros serviços.
A Subprefeitura Freguesia/Brasilândia fica na Av. João Marcelino Branco, 95 - Vila Nova Cachoeirinha. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
 

DICA 12

Você está procurando emprego? E você está procurando funcionário?

As respostas para vocês estão nos Centros de Apoio ao Trabalho (CAT)

O Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) é uma unidade de atendimento do Programa São Paulo Inclui. Foi criado pela Prefeitura de São Paulo para intermediação de mão de obra, ou seja, aproximar e facilitar o contato entre os trabalhadores desempregados e as empresas que tenham vagas disponíveis. Também oferece serviço de encaminhamento do seguro-desemprego e de microfinanças e fomento a atividades empreendedoras.

- Qual o horário de atendimento nos centros?
O horário de atendimento ao público nas unidades de atendimento é das 07h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira.

- Quais os serviços oferecidos ao trabalhador?
As unidades estão preparadas e equipadas para fazer a intermediação de mão-de-obra. Ao chegar a um posto, o trabalhador é encaminhado ao setor de atendimento para preencher um cadastro informatizado com o seu perfil (dados pessoais, nível de escolaridade, cursos, experiência profissional e áreas de atuação). Nos centros, o trabalhador também pode entrar com pedido de formulação e encaminhamento do seguro-desemprego e, ainda, obter informações sobre microcrédito.

- Quais são os endereços dos CATs?
Os CATs funcionam uma em cada região de São Paulo:
Região Leste: CAT Itaquera- R. Gregório Ramalho, 12
Região Norte: CAT Santana- R. Voluntário da Pátria, 1553
Região Oeste: CAT Lapa- R. Monteiro de Melo, 342
Região Central: CAT Luz- Av. Prestes Maia, 913
Região Sul: CAT Interlagos- Av. Interlagos, 6122

Siga o link para conhecer as vagas oferecidas pelo CAT:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/trabalho/espaco_do_trabalhador/painel_de_vagas/index.php?p=15467

Para mais informações acesse:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/trabalho


DICA 11

RECICLE

Você tem muito material reciclável em casa e não sabe o que fazer com ele?

Papel, plástico, vidro, alumínio e óleo de cozinha usado não é lixo! Leve tudo para o Ponto de Entrega Voluntária Monitorada (PEVM) da Prefeitura de São Paulo, que em nossa região fica em frente ao Clube Esportivo Oswaldo Brandão/Espaço Criança Esperança, na rua Michihisa Murata, 120, uma travessa da Estrada do Sabão.

Os PEVMs são contêineres projetados para armazenar adequadamente plásticos em geral, incluindo Isopor® e sacolas plásticas, papel, metal, vidro e óleo de cozinha usado. A instalação dos 1000 PEVMs autorizados pela Prefeitura ainda contribui na geração de empregos e renda.

Todo material coletado será encaminhado a Cooperativas dos Classificadores de Resíduos e Materiais Recicláveis (Coopercicla).

O objetivo do programa é incentivar a coleta seletiva do lixo para reciclagem.