Subprefeitura Freguesia/Brasilândia realiza reuniões para discutir meio-ambiente e mobilidade na Revisão do Plano Diretor Estratégico

Encontros acontecem nos dias 14 e 17 de outubro, às 19h, no auditório da Subprefeitura

Nos dias 14 e 17 de outubro, às 19h, a Subprefeitura Freguesia/Brasilândia realiza reuniões temáticas para 2ª Consulta Pública da 2ª Etapa da Revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) para os distritos da Brasilândia e Freguesia do Ó. Os eixos abordados são meio-ambiente, na sexta-feira (14), e mobilidade urbana, na segunda-feira (17). O objetivo é receber propostas da população para ajustes no PDE.

Além das reuniões que serão realizadas pela Subprefeitura, a população também pode colaborar com propostas de maneira virtual, através do portal Participe+, e de maneira presencial nas praças de atendimento das 32 subprefeituras. O prazo para envio de contribuições vai até 24 de outubro.

A Consulta Pública faz parte da Etapa 2 do processo participativo de debate com a população para a Revisão do Plano Diretor. Qualquer pessoa pode contribuir. As propostas podem ser feitas de forma individual ou coletiva. Cada cidadão também pode elaborar quantas propostas quiser. Na Etapa 1, os cidadãos puderam, por 45 dias, auxiliar o Município a identificar os limites do processo revisional. Mais adiante, na Etapa 3, será a vez de discutir a minuta de alteração da lei do PDE.

Por que revisar o Plano Diretor?
Como toda política de longo prazo, o Plano Diretor, previsto até 2029, prevê mecanismos para o planejamento e desenvolvimento da cidade. O objetivo da revisão é fazer aperfeiçoamentos e ajustes à luz da realidade atual desde o início de sua vigência. Esses ajustes respeitarão todas as premissas que o Plano Diretor de 2014 propõe em relação a seus Objetivos e Diretrizes. A participação social é essencial para a construção de uma proposta de revisão à altura dos desafios e pluralidades de São Paulo.

Passo a passo da revisão do PDE
Em 2021, a Prefeitura iniciou a Revisão, cumprindo etapas importantes, como a divulgação de estudos técnicos, a busca ativa da população para conscientização do processo revisional e recolhimento de contribuições e a realização de reuniões temáticas virtuais. Todo o trabalho realizado permitiu a continuidade desse processo em 2022 com debates com a sociedade acerca dos limites da Revisão e das propostas de ajuste na lei.

Serviço
Reunião de Revisão do PDE – Temática Meio-Ambiente
Dia 14 de outubro, às 19h
Auditório da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia – Av. João Marcelino Branco, 95
Reunião de Revisão do PDE – Temática Mobilidade Urbana
Dia 17 de outubro, às 19h
Auditório da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia – Av. João Marcelino Branco, 95