Subprefeitura Freguesia/Brasilândia realiza ações voltadas ao Dia Mundial da Limpeza

Atividades acontecem no sábado (17), no Jardim Vista Alegre e Jardim Princesa, no distrito da Brasilândia

No terceiro sábado de setembro é celebrado o Dia Mundial da Limpeza, data na qual o mundo se reúne para promover ações voltadas ao tema. A Subprefeitura Freguesia/Brasilândia se junta à causa e realiza atividades de zeladoria no Jardim Vista Alegre e Jardim Princesa.
Os trabalhos começam às 9h na Praça João Amós, também conhecida como Praça do Wi-Fi, na R. Ibiraiaras, Jardim Vista Alegre. Ponto de descarte irregular de lixo, o espaço será limpo e revitalizado pelas equipes da Prefeitura de São Paulo – que também farão a conscientização dos moradores da região, com instruções sobre a maneira correta de descartar resíduos sólidos.
Durante a ação no Jardim Vista Alegre, acontece a vistoria do Jardim de Chuva que está em construção no local. A obra conta com caixas subterrâneas que captam o volume de água e alivia o sistema de drenagem e evitam o acúmulo na superfície. O sistema também garante que as plantas permaneçam irrigadas por mais tempo, e ajuda no aumento da umidade do ar, mesmo em períodos de seca.
Às 11h30, na Horta Comunitária do Jardim Princesa, na R. Geraldo Marino, 271, Jardim Princesa, a Subprefeitura e a comunidade local se unem para plantio de mudas e revitalização do espaço. O Rotary Club Noroeste – Freguesia do Ó e a Sabesp são parceiros e auxiliam no fornecimento de materiais como água e mudas.

Dia Mundial da Limpeza
A iniciativa é inspirada na ação coletiva que aconteceu em 2008, na Estônia, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país. Apesar de representarem 4% dos moradores, a limpeza foi concluída em 5 horas. Assim, o Let’s Do It (Vamos Fazer Isso – em tradução livre), tornou-se um marco e uma referência para o mundo. Para conscientizar a população, a Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP), em parceria com o Instituto Limpa Brasil, com as 32 subprefeituras da Capital e com as 6 empresas responsáveis pela coleta de resíduos na cidade, programaram ações de conscientização.

Serviço – Dia Mundial da Limpeza
Data: 17 de setembro
Praça João Amós (Praça do Wi-Fi) – Revitalização, conscientização e vistoria das obras do Jardim de Chuva
Endereço: R. Ibiraiaras, Jardim Vista Alegre
Horário: 9h
Horta Comunitária do Jardim Princesa – Plantio de mudas e revitalização
Endereço: R. Geraldo Marino, 271, Jardim Princesa
Horário: 11h30