Polo Cultural, Gastronômico e Turístico do Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó recebe atrações para todos públicos em comemoração aos 442 anos da Freguesia do Ó

Celebração acontece em conjunto com a Casa de Cultura da Freguesia do Ó – Salvador Ligabue, Guarda Civil Metropolitana e Subprefeitura

Os dias 27 e 28 de agosto serão agitados no Polo Cultural, Gastronômico e Turístico do Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó. Com atrações que envolvem música, ações para animais, feira de artesanato e mini festival gastronômico, a programação comemora os 442 anos da Freguesia do Ó – celebrado no dia 29 de agosto.

“Para comemorar o aniversário desse bairro tão especial para a Cidade de São Paulo, envolvemos diversos atores para trazer entretenimento para todos os públicos”, diz Sergio Gonelli, subprefeito da Freguesia/Brasilândia.

A festividade começa às 9h de sábado com a Cãominhada no entorno do Largo da Matriz. Com a participação do canil da Guarda Civil Metropolitana, o evento conta com vacinação antirrábica, reiki para os pets e orientação para solicitar serviços oferecidos aos animais pela Prefeitura de São Paulo.

Ainda no mesmo dia, das 9h30 às 11h, no Largo da Matriz Velha, a Casa de Cultura dará uma aula aberta de Tai Chi Chuan. Às 14h, o Ballet Sambô – Samba da Freguesia do Ó se apresenta no Largo da Matriz.

A GCM volta ao Largo da Matriz no domingo, às 12h, para uma apresentação da orquestra da Guarda. E,às 14h, o canil da corporação mostra suas habilidades para o público presente.

Domingo será dedicado para visitar pontos históricos do bairro com música e diversão. O Cortejo Musical Histórico se apresenta às 13h30, 15h30 e 17h. O ponto de encontro do Cortejo será no Largo da Matriz Velha e tem duração de 40 minutos.

O empreendedor local também é lembrado durante a festividade. No sábado, das 14h às 18h, e domingo, das 11h às 18h, artesãos do Programa Mãos e Mentes Paulistanas e quatro chefs locais, selecionados pelo Observatório da Gastronomia, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizam o Festival de Artesanato e Festival Gastronômico.

Para encerrar a comemoração, a Paróquia Nossa Senhora da Expectação realiza a missa solene em comemoração ao aniversário do bairro no dia 28, às 18h.

Casa de Cultura da Freguesia do Ó – Salvador Ligabue

A Casa de Cultura da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue participa da festa com a apresentação 70+. Seis artistas se revezam no auditório do espaço cultural nos dias 27 e 28. No sábado, apresentam-se Josildo Sá, às 16h, Trio Los Angeles, às 18h, e Trio Virgulino, às 20h. No domingo será a vez de Manuel e Mateus, às 15h, As Clarianas, às 17h, e Lourenço e Lourival, às 19h, dominarem o palco do local.

E, em parceria com o Rotary Club Noroeste Freguesia do Ó e a OAB Subseção Nossa Senhora do Ó, a Casa de Cultura terá corte de cabelo gratuito e orientação jurídica no dia 27/8, das 10h às 13h.

Freguesia do Ó

A Freguesia do Ó foi fundada em 1580, quando o bandeirante paulista Manuel Preto herdou dos pais um terreno a noroeste do centro da vila que daria origem à região da Freguesia do Ó. Manuel era devoto da Nossa Senhora do Ó, ele começou a erguer em 1610 uma capela em sua homenagem, que demorou 5 anos para ser construída e se tornou um ponto de referência para o bairro na época.

Hoje, através do Polo Cultural, Gastronômico e Turístico, o Largo da Matriz tem ares de cidade do interior, mas pulsa cultura e gastronomia. E preserva a rica história através na Paróquia Nossa Senhora da Expectação e casarões antigos que servem como restaurantes e comércios locais.

Serviço
Programação no Polo Cultural, Gastronômico e Turístico Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó em comemoração aos 442 anos da Freguesia do Ó

Data 27/8 - Sábado

Cãominhada, com vacinação antirrábica, encaminhamento para serviços da Prefeitura de São Paulo, reiki animal e arrecadação de rações
Horário: 9h
Ponto de Encontro: Casa de Cultura da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue

Ações Sociais do Rotary Club Noroeste Freguesia do Ó e OAB Subsecção Nossa Senhora do Ó - Corte de Cabelo e Orientação Jurídica
Horário: das 10h às 13h
Local: Casa de Cultura da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue

Feira de Artes e Artesanato e Festival Gastronômico
Horário: das 14h às 18h
Local: Largo da Matriz da Freguesia do Ó

Ballet Sambó - Samba da Freguesia do Ó
Horário: 14h
Local: Largo da Matriz da Freguesia do Ó

Apresentações 70+
Horários: Josildo Sá, às 16h; Trio Los Angeles, às 18h; e Trio Virgulino, às 20h
Local: Casa de Cultura da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue

Dia 28/8 - Domingo

Feira de Artes e Artesanato e Festival Gastronômico
Horário: das 11h às 18h
Local: Largo da Matriz da Freguesia do Ó

Apresentação da Orquestra da Guarda Civil Metropolitana
Horário: 12h
Local: Largo da Matriz da Freguesia do Ó

Cortejo Musical Histórico
Horários: 13h30; 15h30; e 17h
Ponto de Encontro: Largo da Matriz Velha

Apresentação do Canil da Guarda Civil Metropolitana
Horário: 14h
Local: Largo da Matriz da Freguesia do Ó

Apresentações 70+
Horários: Manuel e Mateus, às 15h; As Clarianas, às 17h; e Lourenço e Lourival, às 19h
Local: Casa de Cultura da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue

Missa Solene em Comemoração aos 442 anos da Freguesia do Ó
Horário: 18h
Local: Paróquia Nossa Senhora da Expectação - Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, s/n