Subprefeitura Freguesia/Brasilândia realiza conscientização do Outubro Rosa através de atividades nos CEUs Paz e Paulistano

Ações acontecem dia 26/10, no período da manhã no CEU Paulistano e no período da tarde no CEU Paz; Atividades envolvem oficinas e palestras sobre empreendedorismo e empoderamento feminino

Para trabalhar a conscientização das mulheres sobre o empoderamento feminino e a importância do cuidado à saúde, a Subprefeitura Freguesia/Brasilândia preparou uma série de atividades nos CEUs Paz e Paulistano, no dia 26 de outubro, terça-feira. As atividades, desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo – SMDET, Agência São Paulo de Desenvolvimento – ADESAMPA, Tem Saída e Rotary, buscam capacitar as mulheres sobre empreendedorismo, além de oferecer espaço com psicóloga.

“Preparamos um dia completo para a conscientização do combate ao câncer de mama e que também possam desenvolver habilidades profissionais. Em parceria com o Rotary, vamos oferecer também um espaço com psicóloga e advogada para que elas possam buscar auxilio e encaminhamento de questões jurídicas”, afirma o subprefeito Sergio Gonelli.

As atividades iniciam no CEU Paulistano, às 9h, com café para as participantes. Às 10h acontece a palestra sobre empreendedorismo e MEI, promovida pela ADESAMPA. Em seguida, a SMDET realiza uma oficina de turbantes e a palestra “Empoderamento das Mulheres”, onde elas poderão desenvolver habilidades profissional e que podem ocupar cada vez mais espaços de liderança. Para encerrar, haverá a palestra “Tem Saída” voltado às mulheres em situação de violência doméstica. Além disso, durante todo período de atividades, o espaço contará com uma psicóloga e advogada de família para atendimento e auxilio. Para relaxar, das 10h às 12h, haverá espaço para terapia Barra Access. No período da tarde, a partir das 14h, a programação se repete no CEU Paulistano.

Outubro Rosa e o Câncer de Mama

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, há estimativa de 66.280 casos de câncer de mama apenas em 2021. O Atlas de Mortalidade por Câncer aponta que 18.068 mulheres morreram em decorrência da doença em 2019.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso satisfatórias. Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. A confirmação diagnóstica só é feita, porém, por meio da biópsia.

Ainda segundo o INCA, o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990 pela Fundação “Susan G. Komen for the Cure”. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Serviço
Programação Outubro Rosa

CEU Paulistano
Horário: 9h às 12h
Local: Rua Aparecida do Taboado, s/nº – Jardim Paulistano
CEU Paz
Horário: 14h às 16h30
Local: Rua Daniel Cerri, 1549 – Jardim Paraná