Operação Covid-19 / BOLETIM DAS ÚLTIMAS AÇÕES NA REGIÃO

Abertura prevista para o mês de maio o Hospital Municipal da Brasilândia, estratégias especificas para o atendimento na região e mensagens de conscientização sobre a pandemia aos munícipes, são os destaques aos 30 dias de trabalho na Freguesia do Ó e Brasilândia.

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que está prevista para o mês de maio a abertura do Hospital Municipal da Brasilândia, na Zona Norte, com 150 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para tratamento de pacientes atingidos pelo coronavírus na capital. No mesmo local, também serão instalados 30 leitos de enfermaria exclusivamente para o tratamento de pacientes de covid-19. Assim que estiver totalmente concluída, a unidade da Brasilândia será um hospital e maternidade, com 305 leitos e beneficiará 2,2 milhões de pessoas da região.
.
A Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Norte tem desenvolvido estratégias especificas para o atendimento na região, através da elaboração de um plano de contingência da Supervisão Técnica de Saúde Freguesia do Ó/ Brasilândia. O plano tem como objetivo elaborar ações que ofereçam condições para que os residentes das comunidades do território atendam às recomendações feitas pelos Órgãos de Saúde no enfrentamento à pandemia, além de ampliar a divulgação das orientações sobre as medidas preventivas (boas práticas respiratórias), e o isolamento social necessário, considerando a participação das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e das Subprefeituras.

A região de Brasilândia possui 32 equipamentos de saúde, sendo: 17 Unidades Básicas de Saúde, 1 Ambulatório de Especialidades (AE), 1 Hospital Dia (Rede Hora Certa Brasilândia), o Pronto-Socorro 21 de Junho, 3 AMAS (Assistência Médica Ambulatorial), 1 Centro de Reabilitação (CER II) e 1 Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS). Das 17 UBS da região, 13 atuam com Equipes Estratégia de Saúde da Família (ESF), com o total de 75 equipes.

A Subprefeitura Freguesia/Brasilândia, utiliza carros de som com mensagens de conscientização sobre a pandemia aos munícipes da região, além da divulgação de ações informativas sobre a pandemia em suas redes sociais. Também realiza ações fiscalizatórias e de conscientização junto ao comércio da região, alertando sobre a importância do isolamento. A Subprefeitura também envia informativos aos jornais de bairro. Ainda tem sido feitas ações junto ao comércio da região, alertando sobre a importância do isolamento.

Até o momento, 143 estabelecimentos não essenciais foram interditados por não acatar a decisão de fechamento em toda a cidade. Na região administrada por esta subprefeitura, 2. O objetivo das fiscalizações não é multar, mas, sim, conscientizar os comerciantes a evitar aglomerações para reduzir o risco de transmissão do coronavírus e proteger a população, conforme as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mais informações sobre ações na Brasilândia acessando o link: http://www.capital.sp.gov.br/noticia/prefeitura-anuncia-abertura-do-hospital-da-brasilandia-para-tratar-coronavirus