Operação COVID-19

Diante deste cenário a Subprefeitura Freguesia/Brasilândia não tem medido esforços para preservar a saúde de todos na região.

Após a confirmação do primeiro caso do COVID-19 no Brasil que completou um mês nesta quinta-feira (26), do registro inicial até hoje, o país chegou a mais de 2,5 mil infectados e ultrapassou a marca de 60 mortos, de acordo com as secretarias estaduais de Saúde. O Estado de São Paulo que representa 30% dos casos no país, decretou estado de calamidade pública e tem aplicado medidas de isolamento social, evitando o contágio entre as pessoas. Por sua vez a Prefeitura da Cidade de São Paulo, anunciou a construção de leitos de baixa complexidade hospitalar no Estádio Municipal do Pacaembu onde está sendo construída de forma emergencial uma de tenda de 6,3 mil m² para entregar 250 leitos, com previsão de conclusão em até 10 dias, além de mais 1.800 leitos que serão colocados no Complexo do Anhembi, na Zona Norte da capital, onde fica localizado o sambódromo.

Diante deste cenário a Subprefeitura Freguesia/Brasilândia não tem medido esforços para preservar a saúde dos servidores com idade acima de 60 anos e os que fazem parte do grupo de risco, além de orientar e fiscalizar as atividades do comércio da região nas principais avenidas e ruas adjacentes, com início das ações na última quinta-feira (19). Respeitando o Decreto Municipal 59.298 de 23 de março de 2020, que determina suspender o atendimento presencial ao público durante o período de 24 de março a 7 de abril de 2020 em estabelecimentos comerciais de bens e mercadorias, atacadistas, varejistas e ambulantes, e prestadores de serviço em funcionamento no Município de São Paulo, que deverão manter fechados os acessos do público ao seu interior e evitar o contato,com base no isolamento social.

A importância de se resguardar para o combate ao COVID-19 obriga a todos, em um esforço conjunto, suspender serviços que não são fundamentais para o funcionamento da sociedade. O fechamento de comércios que não são vitais para o abastecimento, impede a aglomeração de pessoas inibindo a propagação do vírus. Serviços de ambulantes, comércio de roupas ou utensílios domésticos serão fechados, bem como, casas de entretenimento, que ajudarão a manter a população em casa, trata-se de um esforço vital na crise sanitária que pode colapsar todo sistema.