Balanço Positivo do Carnaval de Rua 2020

Ascensão turística na região, proporciona aos foliões da capital e de todo o país opções gastronômicas no tradicional Largo da Nossa Senhora do Ó.

Com destaque para os 10 anos do Blocos Urubó e a grande concentração do caçula AkiÓ, o carnaval de rua 2020 no bairro tem sido um grande sucesso não somente por conta da média de público, estimada em 10 mil pessoas por dia, mas da ascensão turística que a região proporcionou aos foliões da capital e de todo o país com opções gastronômicas no tradicional Largo da Nossa Senhora do Ó, mais conhecido como “Largo da Matriz”. Com início oficial no sábado (22/02), os desfiles do primeiro dia da folia paulistana teve a presença do Bloco Infantil Urubózinho que fez a alegria da criançada com marchinhas de carnaval, atraindo em sua grande maioria as famílias, não só da região mas de toda a cidade. Na sequência foi a vez dos anfitriões e precursores do carnaval de rua no bairro o Bloco Urubó que após os ensaios na Casa de Cultura da Freguesia, estreou em 2020 nas ruas da Freguesia do Ó. Na Brasilândia, o Bloco Mi Interna Que Tô Loco reuniu os amantes do samba para uma apresentação que consolidou o Largo da Pretinha como referência de eventos na Vila Penteado, palco de outros eventos oriundos da cultura popular e cultural do bairro. Domingo (23/02) foi dia do grande encontro do público com o principal desfile que concentrou segundo dados da PM mais de 40 mil foliões, recebidos com toda a infraestrutura necessária para atendimento médico, segurança, fiscalização ao comércio irregular, comércio local e cobertura jornalística da grande mídia e jornais de bairro. A folia foi contagiante e fez a festa dos presentes, ao som do Bloco Urubó e Bloco Vem Ku Nóis Ó, na Brasilândia mais 5 desfiles espalhados pela comunidade, sendo eles: Bloco Granada Samba, Bloco 100% Iracema, Bloco Descaxota e Bloco Fruta Maluka, fechando a série de desfiles. Sem dúvidas, o Carnaval de Rua da Freguesia/Brasilândia é marcado pela diversidade cultural e a criatividade dos artistas. Protagonizando a alegria dos foliões na segunda-feira (24/02) o Bloco Óense, composto por um “Mini Trio-Eletrico” com músicas carnavalescas e muita animação. Na sequência em uma tarde chuvosa e embalada ao ritmo do Samba-Reggae o Bloco Jah É teve a sua apresentação com homenagem a sua porta estandarte e tocou muitos clássicos do Reggae Nacional com os ritmistas da Bateria Mofyah. Com o céu azul e o clima bem favorável para celebração da festa, foi a vez dos foliões prestigiarem o Bloco AkiÓ, que contagiou o público presente que compareceu em grande número e cantou os sucessos da MPB com muita animação, encerrando os desfiles neste Carnaval de Rua da Cidade de São Paulo, que no domingo de pós-carnaval conta com mais 3 apresentações dos Blocos: Jah É, Assombrosos do Ó é Pobre Loko.
O Carnaval 2020 teve a organização realizada pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com Subprefeitura Freguesia/Brasilândia, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Comércio Local e principalmente o folião que pode prestigiar a maior festa da cultura popular brasileira no espaço público, livre, gratuito e democrático.