Subprefeitura Freguesia/Brasilândia chega a 51ª revitalização de “ponto viciado de lixo” na região

Projeto demonstra a importância do diálogo entre o serviço público e a população local

A grandiosidade da Cidade de São Paulo faz com que todas as questões urbanas tenham uma proporção gigantesca também. Quando tratamos da limpeza, dadas as proporções, urbana a atenção deve ser redobrada. Centenas de caminhões, milhares de trabalhadores, dezenas de milhares de toneladas de resíduos tornam a tarefa de manter as ruas limpas um grande desafio. Entretanto existem algumas regiões em que grupos de pessoas não tratam a questão da limpeza urbana com o devido cuidado e apresentam um comportamento inconveniente depositando seus resíduos incorretamente.

O correto é descartar tanto o lixo domiciliar, como o entulho, nos dias corretos e locais determinados. Porém, a cidade sofre com os famosos “pontos viciados” – locais de descarte irregular de resíduos que ficam espalhados pelos bairros. Na região da Freguesia do Ó e da Brasilândia não é diferente, são dezenas de locais, alguns até mais complexos, localizados em porta de escolas e postos de saúde, que vinham se acumulando sem uma solução. O Prefeito Bruno Covas, e a Secretaria Municipal de Subprefeituras, encararam o problema para que esses pontos tivessem um novo significado e que atendesse a população da região.

São quase dois anos da atual gestão e 51 pontos revitalizados, desses, a maior parte considerada impossível de se resolver. Mas como isso foi possível? A resposta está no envolvimento e no diálogo do poder público com as comunidades vizinhas. Não é possível resolver um problema que também é social sem que a população entenda qual o seu papel nesse ciclo.

Desta forma, a Subprefeitura elaborou um plano de ação com medidas junto as empresas concessionárias de limpeza pública no envio de equipes para retirada do lixo, entulho, grandes objetos, as ações com equipes de conscientização ambiental porta a porta e principalmente na revitalização do espaço que envolve a reforma da calçada, pintura de guias, floreiras e demais melhorias necessárias. “É importante transmitir aos envolvidos a sensação de que a população é a parte mais importante desse trabalho.”, diz Roberto Godoi, Subprefeito.

Hoje, em vistorias, reuniões e, principalmente, nas redes sociais, moradores que ainda convivem próximos de “pontos viciados”, solicitam apoio da Subprefeitura e se voluntariam para participar dessas ações. Há pontos, em que os moradores se mobilizam e revitalizam o local por iniciativa própria, sem depender de recursos do poder público, esse tem sido o maior efeito positivo dos trabalhos realizados pela Subprefeitura. “Começamos pelas portas das escolas, onde é inaceitável que crianças tenham que passar ou se desviarem da montanha de lixo para estudar. A proposta é expandir esse projeto para cada ponto da nossa região. Estamos dedicados a isso”, informa o Subprefeito.

Muitos desses locais dispõem de mesas, cadeiras e bancos para que a comunidade ocupe o espaço da maneira adequada, e, em um deles, há uma geladeira biblioteca totalmente acessível e uma horta comunitária. Se antes havia um espaço feio e coberto pelo lixo, hoje a Prefeitura proporciona um novo espaço de encontro, lazer e boa convivência.

Desta forma, percebemos como algumas atitudes simples podem alterar todo o panorama de uma comunidade e como isto pode refletir positivamente na qualidade de vida do cidadão.


Abaixo estão os pontos revitalizados e o número total de toneladas de lixo que as equipes retiravam por semana nos locais:

1. EMEF Senador Milton Campos
2. E.E Padre Noé Rodrigues
3. EMEF Theo Dutra
4. EMEF Castro Alves
5. E.E. Prof. João Bohemer
6. Rua Moinho Velho
7. Rua Rosa Yanovale Leite
8. Rua Guaiçara
9. Rua Ipiroldes Martins Borges
10. R. Domingos arevalo
11. Rua Barão de Santo Ângelo
12. Av. Dep. Cantídio Sampaio (geladeira biblioteca)
13. R. Brasilina Vieira Simões
14. R. Salvador Mazza
15. R. Clara Nunes
16. R. Corruiraçu
17. E.E ubaldo costa leite
18. Av. Dep. Cantídio Sampaio, 2300
19. Av. Dep Cantídio Sampaio, 3200
20. Av. Min. Petrônio Portella, 294
21. Av. Michihisa Murata
22. R. Elói Salmon
23. Av. Encruzilhada do Sul
24. Rua do Promontório
25. Av. Padre Orlando Garcia x R. Armando Augusto Lopes
26. R. do Farol
27. R. do Impressionismo
28. R. Tenório Cavalcante
29. Av. Dep. Cantídio Sampaio (Horta Comunitária)
30. Av. José da Natividade Saldanha
31. E.E Prof. Elizabeth Aparecida SimÕes Mesquita
32. R. Santana do araçuaÍ
33. R. Morro das mangueiras
34. Av. João Paulo I, 1740
35. Av João Paulo I x Av. Itaberaba
36. R. José Eduardo Pereira II
37. Travessa Abel Seixas
38. R. Macedônia
39. Travessa Vancouver
40. Av. Dep. Cantídio Sampaio, 4100
41. R. dos Morgados
42. R. Bruno Bertucci
43. R. Engenheiro Pereira Passos
44. Av. Fuad Lutfala, 1226
45. Av. Itaberaba x R. Barreiro do Nascimento
46. Av. João Paulo I, 150
47. R. dos Morgados (rotatória)
48. R. Vitoantonio Mastrorosa
49. R. Classicismo
50. R. João Rodrigues Pereira
51. R. Luiz José Junqueira Freire


? Total de toneladas de lixo e entulho retiradas por semana: 295,7 toneladas.