Subprefeitura realiza mais uma Operação Cata-bagulho

O Jardim Matarazzo recebeu a Operação Cata-bagulho

A Subprefeitura Ermelino Matarazzo realizou no sábado, dia 27 de março, mais uma Operação Cata-bagulho, desta vez a região contemplada foi o Jardim Matarazzo – Distrito de Ermelino Matarazzo.

Equipes da subprefeitura percorreram 22 ruas recolhendo materiais que não têm mais utilidade, como móveis velhos, pneus usados e eletrodomésticos quebrados.

A divulgação da operação é feita com carro de som que percorre as ruas contempladas informando a população que no próximo sábado haverá a operação cata-bagulho e, que os moradores devem deixar os materiais que serão recolhidos nas calçadas a partir das 7:00h.

De janeiro de 2010 a março foram realizadas 12 operações que recolheram 274,94 toneladas de materiais inservíveis.

A Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras finalizou balanço sobre as operações Cata-Bagulho realizadas em todas as 31 Subprefeituras paulistanas neste ano. Em três meses de ações foram recolhidas cerca de 4.500 toneladas de materiais inservíveis, como geladeiras, sofás, mesas, pneus, restos de madeiras e até fogões.

A Secretaria estabeleceu que todas as Subprefeituras da cidade realizassem a chamada Operação Cata-Bagulho rotineiramente, o que acontece geralmente aos sábados. Algumas regiões ampliaram este atendimento à população e passaram a agendar as operações para o meio de semana.

Neste ano houve 169 operações. Aproximadamente 250 funcionários da Prefeitura e de empresas contratadas percorrem bairros pré-definidos recolhendo “sobras” de materiais. Durante a semana, equipes de limpeza orientam os moderadores sobre horários e roteiros dos caminhões da Operação.

Com a Operação Cata-Bagulho por toda a cidade a Secretaria pretende reduzir o descarte de materiais inservíveis nas ruas, praças ou beiras de córregos. As 4.500 toneladas recolhidas neste primeiro trimestre equivalem a 45 mil sofás (de 100Kg), 52,9 mil geladeiras (de 85 Kg),ou 1,1 milhões de tapetes .