FLEP foi um mix de literatura, educação, cultura e arte

A FLEP proporcionou o encontro do escritor com seu público para incentivar o hábito de leitura cultura e arte

 

#pracegover imagem de um painel branco com vários circulos azul dentro com a chamada FLEP Feirra Literária Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa

Neste final de semana, a população dos distritos de Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa foram prestigiados com a realização da FLEP – Feira Literária Ermelino Matarazzo/Ponte Rasa que aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de novembro, na EMEF Marechal Juarez Távora, localizada na Rua Japaraiquara, 679 – Vila Rio Branco – Ponte Rasa, para um público estimado de 150 pessoas.

A iniciativa foi realizada pelo Centro de Educação da Zona Leste e produtora Aioká Produção e Eventos, com apoio da Subprefeitura Ermelino Matarazzo O evento que se transformou em um mix de atrações associadas à literatura, educação, cultura e arte, reuniu cerca de 70 profissionais em níveis nacional, internacional e local, oriundos da região de Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa, do Estado de São Paulo e até de Portugal. Isto permitiu a aproximação dos alunos, professores e moradores do bairro aproximarem dos escritores, por meio de bate-papo e sessões de autógrafos, celebrando assim, o encontro do criador com seu público para o incentivo do hábito de leitura e produção de textos.

pracegover imagem de um salão com várias bancas de livro, com gente circulando pelo espaço colorido de cor de rosa, vernelho, azul e branco

Para prestigiar o evento estiveram presentes o apoiador e incentivador do projeto subprefeito Arthur Xavier, a Apamec -Associação Paulista de Mediação e Conciliação, Igreja Adventista do Sétimo Dia com os Desbravadores Estrelas de Órion, alunos do Mova e Eja a entidade Samaritano São Francisco de Assis, Coletivo Paulisséia, Kumon Ermelino Matarazzo e Vila Rio Branco, Projeto Varre Vila, Ong Amigos da Solidariedade, ACEDEM representada por Ricardo Hidemi Baba e família , a Atriz e apresentadora Tânia Bionça TV Cinec, Professora Josy Rodrigues com suas alunas trouxeram a cultura e dança cigana. Eliana Benedetti Diretora Regional DRE PENHA, Renata Pereira Pardin diretora da escola Jenny Gomes ,Alice Setsuko Haro Takata coordenadora Biblioteca Rubens Boba de Morais, Prefeito Regional, Jornal do Brás, Jornal da Liberdade, Jornal Paulistão Avenidas, Vilma Lopes ADESAMPA esteve presente apoiando, orientando e incentivando os artesões que participavam da FLEP., Anderson Arantes( Gugu da Ponte Rasa) Membro do Conselho Participativo, entre outros.

#para cego ver  imagem de uma sala lotada com os participantes da FLEP , uma mesa com os convidados sentados de frente ao público, no fundo tem o painel com o logo da FLEP com chamada inserida no seu interior

Os visitantes puderam apreciar quatro Exposições de Artes- "Arrabaldes" por Ricardo Cardoso, peças confeccionadas através de galhos de podas onde ganham forma e vida novamente, materiais reciclados mostrando que arte nasce do inesperado, além de Fotos com a história do bairro e família Matarazzo. Matheus Santos - O poeta das Cores (in memoriam) primeiro artista plástico do bairro. Seus quadros óleo sobre tela retratam o cotidiano e a história de Ermelino Matarazzo, a partir da década de 1960. Hiaggo Bezerra-técnicas mistas com seus quadros em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Exposição do artista plástico Ricardo Cardoso

#paracegover imagem de uma sala com escultura de madeira que ganham forma de vida

Exposição "Um olhar sobre Ermelino Matarazzo" com fotos que contam a história do bairro

#pracegover - uma sala com exposição de fotos que conta a história do bairro. duas pmulheres apreciam a expoisção

A FLEP recebeu sete entidades literárias, Sarau Paulistano inclusão pela arte e cultura, Café com Poesia, Casa do Poeta de São Paulo, Associação Portuguesas de Poeta, Sociedade Mundial dos Poetas, Movimento Poético em São Paulo e Olhar da Língua Portuguesa no Mundo que sob a organização de Wilson de Oliveira Jasa integraram a 7° Bienal Internacional de Poesias encantando e levando cultura a todos que passaram pela FLEP.

Danças, apresentações artísticas, sarau, bonecos, personagens, escritores, exposições, palestras e literatura compuseram um ambiente singular, transformando a EMEF Marechal Juarez Távora em um ambiente multicultural.

Com a participação das editoras Futurama, Liberi e Matarazzo, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer processos de edição, como ser tornar um autor e participar de antologias. Foram Lançados durante a FLEP, dois Livros Príncipe das Marés, por Paulo Camargo e Mentelinguística, por Thomas Miranda, ambos pela Editora Matarazzo e moradores do bairro.

Para Thais Matarazzo, jornalista, escritora, pesquisadora e organizadora das antologias da Editora Matarazzo - é muito importante ter uma espaço como a FLEP para fomentar a literatura, principalmente, para tornar acessível os livros ao público. “A literatura está inserida na vida da criança, por isso, ela deve ser estimulada para se aproximar da leitura”, ressaltou a escritora.

Exemplo disso, a escritora Glafira Menezes Corti, diz que desde criança foi curiosa com as palavras , “bastava ter um pedaço de papel por perto e lá ia rabiscar ideias que sopravam forte nos meus ouvidos”, disse ela. Pois, bem, ela seguiu sua carreira de escritora e realizou o seu principal sonho, este ano, quando lançou os seus dois primeiros livros na Bienal Internacional do Livro de 2018.

“O Tamborilando com letras” – que mostram as palavras trabalhadas, por meio de crônicas e mensagens. O outro livro intitulado “Pra você “ uma obra que reuni cartas de amor escritas por um casal de adolescentes apaixonados, que viveram nas décadas de 1960 e 1970. Para ela foi um privilégio participar da FLEP e parabeniza os organizadores do evento.

O Museu 14 BIS esteve presente é a primeira Startup de Museus Nacional onde Rubens Heredia, idealizador deste projeto levou ao público, a história de Alberto Santos Dumont, para enriquecer o conhecimento do público.

 

 

Visitantes na FLEP

#paracegover imagem de uma mesa cheia de livros em frente um senho e uma senhoara manuseam os livros sob a mesa branca coberta com uma  toalha azul

Escritora Glafira Menezes Corti

#pracegover - a foto da escritora egurando o seu livro intitulado "Pra você", lançado na Bienal Internacional do Livro de 2018

 

Distribuição de livros gratuitamente na FLEP

#paracegover - imagem de uma senhora verificando vários livros expostos num tablado