Novembro Azul é consideado o mês do homem

Durante este mês, campanhas de conscientização são realizadas por diversas entidades, para alertar os homens sobre o câncer de próstata

Preocupada com esta questão, a Subprefeitura Ermelino Matarazzo, por meio da SUGESP incluiu na Semana do Servidor Público, uma roda de conversa especial sobre a Saúde do Homem – Novembro Azul, com Doutor João – SAE Fidelis Ribeiro, no dia 08 de novembro, às 9h00, na Sala de Reunião, da Subprefeitura.
.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Em vários países, o Movember  é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes, símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.