Audiência Regional do Plano de Segurança aconteceu na última segunda-feira

Durante o evento foi aprofundado o tema com a comunidade que teve oportunidade de apresentar as propostas para o Plano

Na noite do dia 05 de novembro foi realizada a Audiência Pública Plano de Segurança Viária - Vida Segura, na Subprefeitura Ermelino Matarazzo, om o objetivo de aprofundar o debate com a comunidade e ouvir as principais demandas para melhorar a segurança viária na região de Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa. O encontro reuniu 31 pessoas entre representantes do Poder público, da sociedade civil, e da SPTrans.

O Técnico Diego Xavier, da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) apresentou o material informativo sobre as diretrizes gerais do certame para a concessão do serviço e, em seguida, deu a oportunidade à população elaborar perguntas para sanar dúvidas e apresentar sugestões para contribuir com o processo.

Diego Xavier, durante sua apresentação traçou um paralelo sobre a situação da Segurança Viária no mundo, elucidado por dados alarmantes quando disse que 1,25 milhão de pessoas morrem no trânsito, anualmente e, cada uma delas, morre a cada 30 segundos em uma ocorrência de trânsito, sendo considerada a principal causa de morte de jovens, uma vez que atingi a faixa etária entre 15 e 29 anos.

Quando se trata do total de mortes em toda Cidade de São Paulo, com o recorte nos distritos de Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa, entre 2015 e 2017, Diego Xavier alertou que neste período, a capital apresentou 2.643 mortes, estimando em um custo de R$ 819.867.132,00, apenas com as ocorrências fatais , enquanto, somente na região de Ermelino Matarazzo ocorreram 38 mortes, no mesmo período, com custo estimado de R$ 12.623.562,00, equivalente a 60% da execução orçamentária da Subprefeitura em 2017.

O cenário apresentado em relação a Infraestrutura de transporte nos distritos Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa para o atendimento da população, que segundo IBGE atinge 207.509 habitantes, está entre as Estações de trem: Comendador Ermelino e USP Leste, bem como as Vias cicláveis: Paranaguá; Estrada do Imperador; Calim Eid; Assis Ribeiro; Abel Tavares, as Faixas exclusivas de ônibus: Estrada de Mogi das Cruzes; Avenida São Miguel; Avenida Boturussu; Rua Paranaguá e Rua Dr. Assis Ribeiro, todos eles fazem parte desta infraestrutura.

As três vias de Ermelino Matarazzo que tiveram mais ocorrências fatais, entre 2015 e 2017 foram na Estrada Mogi das Cruzes, Avenidas Dr Assis Ribeiro e Aguia de Haia. Os acidentes foram ocasionados devido atropelamento, colisão, choque de carro e queda de moto.


Diego Xavier - Técnico da SMT

#para cego ver A imagem mostra  Diego Xavier apresentando o Plano Plano de Segurança Viária - Vida Segura, para o público durante a Audiência. Ele está numa sala , perto de uma mesa manuseando o data show para exibir no telão branco afixado na parede.

#para cegover- Imagem do público que assiste a apresentação do Plano de Segurança Viária - Vida Segura, tem várias pessoas, acomodadas em suas cdeiras, ambas vestidas de calça jeans e blusa de malha de várias cores , azul, branca  preta e cinza.