Outubro Rosa chega na subprefeitura

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a prevenção e adoção de hábitos saudáveis

A Subprefeitura Ermelino Matarazzo aderiu à campanha “Outubro Rosa”, no sentido de alertar sobre o câncer de mama, não somente às servidoras que atuam neste órgão publico, mas também, a toda a população que reside nos distritos de Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa.


A campanha surgiu mundialmente, na década de 1990, nos Estados Unidos para conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Mais do que campanha, o movimento teve como objetivo garantir às mulheres atendimento, assistência médica e suporte emocional, garantido a prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade.


No Brasil estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) /Ministério da Saúde. Esta instituição também ressalta que o câncer de mama é o segundo mais recorrente e o que mais causa a morte de mulheres no país.


Mediante este cenário, o diagnóstico precoce facilita muito o tratamento e com isso contribui para reduzir a mortalidade. Portanto, se faz necessário adotar algumas medidas como fazer o autoexame que deve ser feito mensalmente, mesmo não sendo considerado suficiente para detecção do câncer de mama. Além disso, realizar o exame de mamografia- um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis. O exame também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia.


Adquirir hábitos saudáveis, entre eles: amamentar, evitar bebida alcoólica, alimentar-se bem, praticar atividade física regularmente e manter peso corporal adequado, também são medidas para se prevenir, se cuidar e celebrar a vida.com muita saúde e paz.