Prefeitura inaugura primeiro serviço municipal de ressonância magnética da zona leste

Aparelho instalado no Hospital Municipal Alípio Correa Netto, em Ermelino Matarazzo, tem capacidade de realizar mais de mil exames por mês

 O prefeito Fernando Haddad inaugurou nesta terça-feira (14) o primeiro serviço municipal de ressonância magnética da zona leste da Capital. O aparelho, instalado no Hospital Municipal Alípio Correa Netto, em Ermelino Matarazzo, tem capacidade de realizar mais de mil exames por mês.

“Com a capacidade de 1,1 mil exames por mês, a fila do SUS de ressonância magnética vai cair rapidamente. Nós temos ao todo no município 17 mil procedimentos aguardando agenda. Em um ano vamos ter normalizado esta agenda”, afirmou Haddad.

A unidade de ressonância magnética inaugurada hoje funcionará 24 horas e atenderá encaminhamentos da rede de saúde, pacientes internados no hospital ou que estiverem em atendimento no pronto-socorro.

O exame especializado é uma antiga reivindicação da população da zona leste. “Há oito anos lutamos pela ressonância magnética. Antes, os pacientes eram encaminhados para Campo Limpo, que é bem longe e complicado para a pessoa que está machucada ou debilitada”, conta Osvaldina Batista de Matos, 63 anos. Osvaldina é representante da sociedade civil no conselho gestor do Hospital Municipal Alípio Correa Netto desde 2002.

No local, serão oferecidos 33 tipos de ressonância, entre exames de alta complexidade e aqueles que são mais procurados pelos pacientes da rede municipal, como crânio, ombro, coluna e joelho.

Estrutura
A estrutura de 162 m², além de espaço para exames, conta com vestiários e dois leitos de observação. O aparelho foi instalado onde funcionava anteriormente a lavanderia do hospital. A obra teve início no final de dezembro de 2013 e recebeu investimentos de R$ 1,1 milhão.

O aparelho de ressonância magnética possui tecnologia de ponta com alto campo 1.5 Tesla, acessórios integrados como a workstation e bobinas de múltiplos canais que junto com softwares de última geração oferecem a capacidade de aquisição e processamento de imagens com rapidez e excelente qualidade.

O serviço contará com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, biomédicos, enfermeiros e administradores. A gestão do serviço será realizada pela Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI).

O hospital de Ermelino Matarazzo é a segunda unidade da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM) a contar com o serviço de ressonância magnética. Em janeiro de 2010, o Hospital Municipal do Campo Limpo, na região Sul, implantou o setor, que realiza cerca de 850 procedimentos por mês.

Fonte: SECOM