Prefeitura atinge 73% de eficiência no Plano de Metas

Município superou índices de eficácia em 23 metas; mais de 64 iniciativas em fase de conclusão já beneficiara a sociedade nas áreas de saúde,educação,assistência social e habitação

Município superou índices de eficácia em 23 metas; mais de 64 iniciativas
em fase de conclusão já beneficiam a sociedade nas áreas de saúde,
educação, assistência social e habitação

 

O prefeito apresentou na manhã desta quinta-feira (28) na sede da Prefeitura, no Viaduto do Chá, Centro, balanço das metas que compõem a Agenda 2012.

A gestão atingiu 73% de eficiência – média do índice de eficácia de cada uma das 223 metas.

O Chefe do Executivo Municipal lembrou que São Paulo é a única cidade a ter um plano de metas e destacou que grande parte das iniciativas está em fase de conclusão.

“Essa apresentação é muito importante para relembrarmos as nossas ações no passado recente e vermos os nossos avanços que mostram que encerraremos esta gestão fazendo de São Paulo uma cidade melhor”, disse o prefeito. “Parte expressiva das metas em andamento está próxima da conclusão e as restantes já foram concluídas”, afirma o Prefeito.

O monitoramento do programa em 27 de junho mostra que das 223 metas propostas, 84 delas já foram concluídas e 138 estão em andamento.

Dessas, 64 já beneficiam a população faltando pouco para serem finalizadas como, por exemplo, a garantia de sete ou mais consultas para gestantes do Programa Mãe Paulistana (97% - nº6); a inauguração de 20 novos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) (91% - nº11); a implantação de seis horas na educação infantil (99% - nº14); a inclusão de 180 mil famílias no Programa de Regularização Fundiária (87% - nº18); a conclusão de 58 novos córregos no Programa Córrego Limpo (99% - nº63) e a implantação de 200 novos Telecentros (97% - nº140).

O grande desafio da Prefeitura de São Paulo tem sido incorporar e aprimorar cada vez mais as ferramentas que ampliem a transparência de gestão e o acesso às informações em tempo real para a sociedade.

Considerando isso e diante da publicação da emenda 30 da Lei Orgânica do Município, foi lançada em 2009 a Agenda 2012, programa inédito com objetivos claros em diversas áreas e com prazos a serem cumpridos durante os quatro anos da gestão. Ou seja, até 31 de dezembro de 2012.

O andamento das metas pode ser acompanhado pelo site www.agenda2012.com.br, onde também é possível visualizar a divisão das iniciativas por região da cidade e pelos temas: Cidade de Direitos, Cidade Sustentável, Cidade Criativa, Cidade de Oportunidades, Cidade Eficiente e Cidade Inclusiva. O instrumento aproxima os munícipes da administração pública, permite à imprensa monitorar o cumprimento dos objetivos, além de fortalecer o compromisso dos gestores da cidade com as pessoas.

“Nós temos o compromisso público de disponibilizar informações nesse revolucionário instrumento de planejamento. A cidade de São Paulo tem a força e a coragem para resolver diversos problemas, é uma cidade dinâmica e há desafios a serem enfrentados diariamente, mas não nos desanimamos e estamos sempre nos renovando. É aqui que tudo acontece. É visível a transformação na cidade nesses últimos oito anos de administração, comparada com gestões anteriores”, destacou o Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão.

As ações da Prefeitura não se resumem apenas às metas da Agenda 2012. Há um trabalho contínuo por melhorias e aperfeiçoamento de serviços oferecidos a população.

Dentro desse aspecto, 23 metas concluídas ultrapassaram os números estipulados e até excederam os 100% do indicador de eficácia. Veja alguns destaques abaixo:

- O atendimento de 60 mil famílias moradoras de favelas e loteamentos irregulares em áreas de mananciais (114% - nº54);

- A implantação da jornada de sete horas nas EMEFs (200% - nº15);

- A circulação de 170 novos veículos adaptados no Transporte Escolar Gratuito (123% - nº35) e quatro mil novos ônibus adaptados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida (136% - nº34);

- A implantação de sistema de eficiência energética em 10 túneis (200% - nº115);

- A capacitação de 1.200 trabalhadores informais (198% - nº177);

- A instalação de quatro postos de recolhimento de armas de fogo (775% - nº 121);

- O plantio de 800 mil árvores (107% - nº 52).
Fonte: SECOM