Subprefeitura Ermelino Matarazzo Implanta Núcleo dos Direitos Humanos

Os núcleos têm por objetivo garantir o atendimento às diretrizes traçadas pela Comissão Municipal de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo

Os núcleos têm por objetivo garantir o atendimento às diretrizes traçadas pela Comissão Municipal de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo, cumprindo a meta 42 da Agenda 2012.

A criação dos núcleos é resultado do trabalho das Secretarias Municipais de Direitos Humanos e de Coordenação das Subprefeituras, que também vão garantir o funcionamento do serviço.

São atribuições dos Núcleos : promover oportunidades de discussão e sensibilização sobre a temática dos Direitos Humanos no âmbito dos diversos órgãos e equipamentos públicos da respectiva região e na sociedade civil em geral; interagir com os demais conselhos e programas sociais existentes na respectiva região, atuando como instrumento fomentador e facilitador dos Direitos Humanos, cabendo ainda desenvolver projetos de promoção dos Direitos Humanos segundo as demandas e especificidades regionais ou locais.

Os Núcleos de Direitos Humanos serão compostos por representantes do setor público e da sociedade civil em geral com reconhecida atuação na respectiva região.

Cada Núcleo de Direitos Humanos terá entre 8(oito) e 12(doze) membros , dando-se a participação dos servidores públicos municipais sem prejuízo de suas respectivas atribuições.

A composição e o funcionamento dos Núcleos de Direitos Humanos serão regulamentados por portaria conjunta do Secretário Municipal de Coordenação das subprefeituras e do Secretario Especial de Direitos Humanos.

Os representantes do Núcleo de Direitos Humanos freqüentaram o urso de capacitação promovido pela Fundação Prefeito Faria Limas - CEPAM.