Prefeito comemora avanços da 8ª Virada Cultural

Estimativa é que mais de quatro milhões de pessoas compareçam a essa grande festa da cultura

Na noite de sábado (5), o prefeito destacou durante coquetel de abertura os avanços da 8ª edição da Virada Cultural, que acontece até às 18 horas deste domingo (6).

O evento conta com mais de 900 atrações, espalhadas por mais de 114 locais, desses, 50 pontos estão no Centro da cidade. A estimativa é que mais de quatro milhões de pessoas compareçam a essa grande festa.

“Mais uma vez a Virada Cultural é um sucesso. Nós conseguimos superar ano a ano ampliando o número de eventos, segurança e trazendo mais pessoas.

A Virada Cultural está inserida entre os grandes eventos do mundo e faz com que 4 milhões de pessoas participem todos os anos, portanto, São Paulo tem um orgulho muito grande de ser a sede desta grande festa”, afirma o Prefeito.

Ainda na noite de sábado, o prefeito foi conferir as atrações oferecidas no SESC (Serviço Social do Comércio) Belenzinho, Zona Leste da cidade, onde é celebrado o centenário de nascimento do criador do teatro brasileiro moderno Nelson Rodrigues.

O prefeito foi recebido na unidade pelo diretor regional do SESC São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

No local, são apresentados espetáculos de dança, teatro, performances, leituras encenadas, intervenções, exibições de filmes e shows, propondo uma imersão na vida e obra de um dos escritores, jornalistas e dramaturgos mais importantes do país.

Durante essas 24 horas, o público é convidado a viver neste polêmico e provocador universo da “Flor da Obsessão”. O SESC é parceiro da Prefeitura desde a primeira edição da Virada.

O perímetro da Virada Cultural 2012 teve uma importante inclusão, o Elevado Costa e Silva, também conhecido como Minhocão, onde acontece o Mercado Mundo Mix, ações itinerantes que contam com a presença de renomados chefs de cozinha. Mesmo assim, os 10 bolsões de alimentação espalhados por toda região central foram mantidos.

A Virada Cultural é produzida pela SPTuris (empresa municipal de promoção turística e de eventos) e realizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Este ano, a Virada teve como foco expandir a área de atrações pela Nova Luz, onde está concentrada boa parte das 10 pistas de dança, e para o Minhocão.

Para manter a cidade limpa, a Prefeitura de São Paulo disponibilizou um efetivo de 4.200 pessoas somente para os serviços de limpeza. As secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras e de Serviços, com SPTuris, instalaram mais de 7 mil lixeiras para atender ao público.

Foram disponibilizadas varredeiras mecânicas, que agilizam a limpeza de calçadões e outras vias, fazendo os serviços de varrição e lavagem ao mesmo tempo.

Além disso, 243 caminhões e equipamentos foram utilizados para auxiliar na limpeza, coleta e transporte do lixo. Funcionários de cinco cooperativas convidadas também trabalham recolhendo os materiais recicláveis durante o evento.

Para auxiliar a localização do público entre as atrações, foram instalados 10 totens de sinalização em locais estratégicos. Para melhorar a segurança e eficiência no atendimento médico, existe uma base de coordenação, com mapeamento de toda área da Virada. De lá, profissionais especializados comandam 250 brigadistas e o deslocamento das 38 ambulâncias e 15 UTIs móveis.

A Virada conta ainda com 900 seguranças particulares, além de centenas de homens da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana.


Fonte : SECOM