Ano-novo: Confira o funcionamento dos serviços municipais

Alguns equipamentos terão horário de funcionamento alterado neste fim de ano

 Neste fim de ano, alguns equipamentos municipais terão alterações no horário de funcionamento. Vale destacar que o Rodízio Municipal de Veículos continuará valendo normalmente, inclusive no mês de janeiro. A medida segue as recomendações das autoridades de saúde do município. Conforme o decreto municipal que criou o Rodízio Municipal de Veículos, ele não é válido apenas em feriados e fins de semana. Dessa forma, o rodízio estará suspenso no dia 1º de janeiro (Confraternização Universal), na próxima sexta-feira.

Também continuam valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima
Restrição ao Fretamento (ZMRF).

Durante o rodízio os veículos ficam impedidos de circular no centro expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado mini anel viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Esccragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, além do Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf. A restrição é válida somente de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Confira abaixo como será o funcionamento nos demais equipamentos:

ABASTECIMENTO
As feiras-livres funcionam normalmente (exceto em 1º de janeiro). Já os mercados e sacolões da cidade de São Paulo terão horário de funcionamento alterado. Veja aqui as alterações

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Abertos:

  • Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA)
  • Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS)
  • Centros de Acolhida
  • Serviço de Proteção e Atendimento a Situações de Calamidades Públicas e Emergências (CPAS)
  • Núcleos de Convivência Pop Rua
  • Repúblicas
  • Casa Lar
  • Instituição de Longa Permanência para idoso (ILPI)
  • Residência Inclusiva


Fechados:

  • Supervisões de Assistência Social (SAS)
  • Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
  • Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP)
  • Núcleo de Proteção Jurídico Social (NPJ)
  • Centro para Crianças e Adolescentes (CCA)
  • Centro para Juventude (CJ)
  • Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP)
  • Núcleo de Convivência do Idoso (NCI)
  • Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD)
  • Centro Dia
  • Centro de Referência do Idoso (CRECI)
  • Circo Escola
  • Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF)
  • Centro de Convivência Intergeracional (CCInter)
  • Centro de Referência e Defesa da Diversidade (CRD)
  • Centro de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM)
  • Serviço de Proteção Social à Criança e Adolescente Vítima de Violência (SPVV)
  • Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE)
  • Restaurante Escola.

CENTROS ESPORTIVOS
A alteração no horário de funcionamento dos Centros Esportivos segue o Plano São Paulo, que determinou o retorno do Estado para a Fase Vermelha da quarentena nos dias 25, 26 e 27 de dezembro; e em 1º, 2 e 3 de janeiro de 2021. A Fase Vermelha proíbe o funcionamento de centros de ginástica, academias e a prática de modalidades esportivas. Clique aqui para saber mais

CULTURA
Os equipamentos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura estarão fechados. Passarão a atender normalmente a partir de 11 de janeiro.

DIREITOS HUMANOS
O Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial da Cidade Tiradentes, na Zona Leste, fecha na véspera e dia do Ano Novo (31/12 e 01/01). Os demais Centros de Referência das regiões Oeste e Sul obedecem ao funcionamento das Casas de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, onde estão localizados. Por isso, estarão fechados.

O Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) estará fechado nos dias 31/12 e 01/01. Da mesma forma, os quatro Centros de Cidadania LGBTI, que também não atenderão ao público no período.

Com relação aos serviços destinados às mulheres vítimas de violência, estarão abertos na véspera de Ano Novo: a Casa da Mulher Brasileira, além dos Centros de Referência de Capão Redondo e de Brasilândia. Fecham nos dias 31/12 e 01/01 os Centros de Cidadania da Mulher de Parelheiros, Itaquera, Perus, Santo Amaro e Capela do Socorro, assim como os CRMs Casa Eliane de Grammont e 25 de Março. O Posto Avançado de Apoio à Mulher, na Estação Santa Cecília do Metrô, não atenderá nos dias 31/12 e 01/01.

A Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos estará com o Posto Avançado na Rua Mauá fechado, mas seguirá atendendo pelo WhatsApp (11) 97549.9770.

Em casos de violação de direitos de crianças e adolescentes, os conselhos tutelares de cada região do município podem ser acionados por meio de plantão telefônico, conforme a relação à disposição pelo site da SMDHC

EDUCAÇÃO
Na Secretaria Municipal de Educação, as Unidades Educacionais permanecem fechadas de 23 de dezembro a 4 de janeiro. Os Centros Educacionais Unificados – CEUs ficam fechados nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro. Nas demais datas funcionam das 9h às 17h seguindo os protocolos de saúde.

ECOPONTOS / VARRIÇÃO / COLETA
31/12
Varrição: 7h às 19h
Coleta domiciliar: 7h às 19h
Ecopontos: 6h às 19h (Consulte as regras e endereços)

01/01
Varrição: das 22h às 5h
Coleta domiciliar: 22h às 5h
Ecopontos: fechados

FAB LAB LIVRE SP, TELECENTROS, DESCOMPLICA
O Descomplica SP, implantado nas praças de atendimento das Subprefeituras Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Jabaquara, Penha, Santana, São Mateus e São Miguel Paulista, a rede de 130 Telecentros e as 13 unidades dos laboratórios de fabricação digital Fab Lab Livre SP estarão fechados nos dias 31 e 1º.

FAZENDA
O Centro de Atendimento da Fazenda (CAF), localizado na Praça do Patriarca, nº 69, estará fechado. As atividades serão retomadas, com horários agendados, a partir de segunda-feira (4), das 10h às 16h.

HOSPITAIS VETERINÁRIOS
Os hospitais veterinários das zonas Norte, Leste e Sul abrirão para atendimentos de urgências na véspera de Ano Novo (31), das 7h às 12h. Na segunda-feira (4 de janeiro de 2021), o atendimento retorna com base nas medidas adotadas para reduzir as aglomerações e diminuir a cadeia de transmissão do novo coronavírus por meio do distanciamento social, conforme abaixo:

  • Atendimento prioritário às urgências e emergências;
  • Limitação de acesso a apenas um munícipe por animal.

Endereços:
Zona Leste:

Av. Salim Farah Maluf, esquina com a Rua Ulisses Cruz, lado par, Tatuapé São Paulo/SP

Zona Norte:
Av. Gen. Ataliba Leonel, 3194 – Parada Inglesa, São Paulo – SP

Zona Sul:
Rua Agostino Togneri, 153 – Jurubatuba, São Paulo/SP

SAÚDE
Nos dias 31 de dezembro (ponto facultativo) e no feriado de Ano Novo (1º de janeiro de 2021) os hospitais, prontos-socorros, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA) 24h e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), funcionarão o dia todo, de forma ininterrupta.

As unidades AMA 12h, com atendimento de segunda a sábado, inclusive feriados e pontos facultativos, atenderão das 7h às 19h durante as festas de final de ano. As AMA/UBS Integradas com atendimento de segunda a sábado, inclusive feriados e pontos facultativos, funcionarão nos dias 31 e 1º de janeiro, das 7h às 19h, apenas com pronto atendimento na parte que corresponde à AMA.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Ambulatórios de Especialidades (AE) e a Rede Municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids, que abrem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, também estarão fechadas nos pontos facultativos e feriados. As AMA Especialidades, Ambulatórios de Especialidade (AE) e os Hospitais Dia, que abrem de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, não atenderão nos dias 31 e 1º de janeiro, mas abrirão no dia 2 de janeiro (sábado).

Os Centros de Atenção Psicossocial III (CAPS III) que atendem 24h funcionarão apenas com demandas internas, não estarão abertos ao público. Já o CAPS AD IV Redenção estará aberto ao público durante o período de fim de ano.

As Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) fecharão nos dias 31 e 1º de janeiro.

SPTRANS
Clique aqui para saber como será o funcionamento.

SUBPREFEITURAS
As praças de atendimento das Prefeituras Regionais estarão fechadas.

TEIA
Os espaços de trabalho colaborativo para empreendedores (TEIA - coworking) estarão fechados nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

TRABALHO
As 25 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), da Prefeitura de São Paulo não abrirão nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Na segunda-feira (4/01), as atividades do equipamento voltarão a funcionar normalmente, das 10h às 16h.

Os postos do Cate realizam a habilitação do seguro-desemprego e formalização para o MEI – Microempreendedor Individual. O atendimento deve ser agendado pela Central 156 ou pelo portal do serviço. No local, as medidas preventivas para evitar o contágio pelo coronavírus são seguidas como distanciamento social e fornecimento de álcool em gel e de máscaras, caso o cidadão não esteja portando o equipamento de segurança.

O seguro-desemprego também pode ser resolvido pelo portal do governo federal http://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego ou pela Carteira Digital, disponível em aplicativos para smartphones.

Como agendar
Os serviços da central 156 da Prefeitura de São Paulo realizam o agendamento via telefone ou pela internet no portal https://sp156.prefeitura.sp.gov.br. Durante o atendimento é possível escolher a unidade mais próxima de casa. O serviço funciona todos os dias semana, 24 horas. Nas unidades do Cate, será verificado se a pessoa está agendada e se os documentos estão corretos.

VERDE E MEIO AMBIENTE
Os Parques Municipais estarão fechados ao público nos dias 01/01, 02/01 e 03/01, com base nas medidas adotadas pelo Governo para conter, durante o final de ano, o avanço da Covid 19 em São Paulo. No dia 31/12 fecham 3 horas mais cedo.

Na segunda-feira (4/1) os parques Casa Modernista, Guarapiranga e Jardim da Luz permanecerão fechados, conforme regulamento das unidades. O funcionamento será normal nos dias 29/12 e 30/12.

CENTRO DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES
O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS) , no Parque Anhanguera, manterá o recebimento dos animais. Antes de encaminhar qualquer animal para atendimento veterinário, é muito importante que o munícipe entre em contato com os técnicos (biólogos e veterinários) da Divisão de Fauna pelo Whatsapp (11) 96715-5424.

A remoção de animais silvestres encontrados pela população pode ser feita pelo atendimento da Guarda Civil Ambiental, acionada pelo telefone 153.