Ecoponto Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa

 Qual é a importância dos Ecopontos?

Zelar pelo espaço público é o dever de todo cidadão, por isso, é de extrema importância a população fazer o descarte correto de lixo e entulho nos Ecopontos, que são locais adequados para receber esses resíduos sem causar nenhum dano ao meio ambiente.

Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1m³ ou 20 sacos), grandes objetos (móveis, sofás, etc.), poda de árvore e resíduos recicláveis. Nessas estruturas o munícipe pode dispor o resíduo gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de material.

Cada pessoa pode descartar cerca de 1m³ por dia, o que equivale a cerca de 25% do volume de uma caçamba ou a uma caixa d’água de mil litros.

A gestão dos ecopontos é feita pelas empresas contratadas, de acordo com as regras contratuais. Os aumentos desses espaços diminuíram os pontos viciados nas ruas paulistanas. A atuação permanente de limpeza urbana somada a ação das 32 subprefeituras de SP trouxeram esse impacto positivo.

Para conscientizar a população, a prefeitura desenvolve campanhas como: “Campanha Lixo no lixo” e Recicla Sampa. Juntos, transformamos São Paulo em uma cidade mais atraente, encantadora e limpa.

 

Ecopontos
Os ecopontos foram criados com o objetivo acabar com o descarte irregular de lixo em vias públicas, rios e terrenos baldios. Os dejetos em locais impróprios podem obstruir as redes de esgoto e os rios. Além da poluição visual, promovem o aumento dos gastos com limpeza urbana. O acúmulo de lixo também contribui para a proliferação de doenças associadas ao descarte incorreto de lixo, o que eleva os gastos públicos com saúde.

O descarte de produtos químicos e lixo orgânico por indústrias são ainda mais nocivos. Essa prática pode prejudicar o solo e os lençóis freáticos, levando à contaminação e poluição dos rios e da terra. O que destrói a fauna e flora local, e ainda, estimula a transmissão de doenças como infecundidade, hipersensibilidades alérgicas, disfunção hepática e renal ou até câncer.


Redução dos Pontos Viciados
Com a adesão do público, os pontos de descarte viciados impróprios diminuíram. Em 2016 eram 4 mil e hoje são cerca de 1210. Comparando os últimos quatro anos, de 2016 a 2019, foi registrado um aumento de 56% de resíduos recebidos. Em 2020, foram recebidas cerca de 455 mil toneladas de resíduos, 1,7% a mais que no ano anterior.
 

Como funciona o descarte no Ecoponto?

Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Nos Ecopontos, o munícipe poderá dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.

Quais materiais podem ser depositados nos Ecopontos?

Ecoponto Misto - Recebe resíduos de construção civil (caliça), madeiras, restos de podas de árvores e de limpeza de jardins; mobiliários inservíveis, recicláveis, eletroeletrônicos; óleo de cozinha e gordura já usados.

O que o Ecoponto não recebe?

Não devem ser descartados: Lixo domiciliar comum, lixo eletrônico, pilha, óleo, material hospitalar ou industrial.

Qual é a importância da coleta seletiva de lixo?

Como benefícios da coleta seletiva e descarte correto dos resíduos podemos destacar a diminuição da poluição, economia no consumo de energia e água, diminuição dos gastos com a limpeza urbana e a geração de emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

Quantos Ecopontos existem no Brasil?

Temos 122 ecopontos espalhados pela cidade, São Paulo coleta mais de 441 toneladas de lixo por ano.

Subprefeitura Ermelino Matarazzo

Ecoponto: Jardim São Nicolau
Endereço: Rua Agreste de Itabaiana, nº 590 Esq. Rua Eduardo Kyioshi Shimuta
Inauguração: 01/12/2007

Ecoponto: Boturussu
Endereço: Rua Nélio Batista Guimarães, 183
Inauguração: 13/10/2016