20ª Feira de Saúde da Makiguti aproxima comunidade

Fomento e qualidade de vida para a Cidade Tiradentes

O prefeito Bruno Covas com o subprefeito da Cidade Tiradentes Oziel Souza e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, visitaram na quinta-feira (1º) a 20ª Feira de Saúde realizada pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti.

A feira que promove atividades e conhecimento de alunos e professores colaborando para a qualidade de vida dos moradores da região, teve abertura do coral Encanto da Melhor Idade, composto por 40 integrantes do núcleo de convivência de idosos, apresentou atividades desenvolvidas nos cursos de: Análises Clínicas, Farmácia, Gerência em Saúde, Saúde Bucal, Hemoterapia e Cuidados de Idosos.

As exposições de fórmulas e itens de cosmetologia como sabonetes, shampoo, hidratante, perfume, desodorante e óleo bifásico, práticas de radiografia, parasitologia, espermograma, remoção de sutura, preenchimento com Amálgama de Prata e Resina Composta; e gerência em Saúde com rotinas de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e funcionamento de setores como recepção, arquivo e documentação do paciente, foram atrações do evento que acontece uma vez por semestre.

As crianças de 3 e 4 anos do CEI Nossa Senhora do Divino Pranto, aprenderam com os futuros técnicos em Saúde Bucal sobre cuidados com a higiene da boca e a correta escovação. "A participação dos alunos na feira divulga o trabalho da escola na região e colabora com o desenvolvimento do perfil profissional e a interação com o paciente", explicou o cirurgião dentista e professor de Técnica em Saúde,  Rogério Spinola.

Sobre a Escola Makiguti

A Escola Técnica de Saúde Pública Professor Makiguti foi inaugurada em 2005, tendo sido a primeira escola de saúde pública do Brasil. A instituição segue sendo a única da área no estado de São Paulo. Até o primeiro semestre de 2018, foram formados 2.947 auxiliares e 6.452 técnicos profissionais.

A Feira de Saúde fez parte das atividades da Escola Makiguti entre 2005 e 2012, tendo sido retomada em 2016. Realizada semestralmente pelos alunos, com supervisão dos coordenadores de curso, recebe um público aproximado de 2 mil pessoas por edição e inclui atividades multidisciplinares que contribuem com a qualificação de futuros profissionais em competências exigidas por um mercado de trabalho em constante transformação.

A Escola Makiguti está localizada na Avenida dos Metalúrgicos, 1945, CEP 08471-000 - Telefone: (11) 2558-8884.

 Consultorio odontologico com duas dentistas ao lado de um manequim

Prefeitro de São Paulo Bruno covas junto ao Subprefeito Oziel souza reunidos em uma sala de consulta médica