Detectados escorpiões na Cidade Tiradentes

Em caso de acidentes com escorpiões procure atendimento médico e não realize procedimentos caseiros

Na Cidade Tiradentes ocorreram quatro acidentes com escorpiões de janeiro a julho de 2018, sem ocorrências de óbitos, e devido a presença de escorpiões relatados em diversas regiões de São Paulo, é necessário estar alerta sobre os cuidados para a prevenção de agravos à saúde causados por esses animais.

É extremamente importante acondicionar o lixo, descartar materiais junto a Operação Cata-Bagulho da Subprefeitura e utilizar os Ecopontos.

Procure manter o bairro,  casas, praças e terrenos livres de materiais que possam esconder ou até camuflar o escorpião, que se alimenta de insetos como baratas. Apoie a Subprefeitura durante as ações de zeladoria. Coloque o saco com o lixo doméstico na calçada próximo ao horário da passagem do caminhão de coleta. Acompanhe a programação do Cata Bagulho em sua região. Promova o descarte regular. Faça sua parte. Lixo é questão de saúde.

Pelas coletas de amostras realizadas na Cidade Tiradentes, a espécie registrada até o momento é o Tityus bahiensis conhecido como escorpião marrom ou preto. Sua reprodução ocorre de forma sexuada, o que significa que necessita de macho e fêmea para ocorrer.

Serviço:

Os moradores de regiões mais propensas à presença de escorpiões (áreas próximas a linhas férreas, galerias pluviais, áreas verdes e terrenos baldios), devem tomar alguns cuidados para evitar acidentes como: examinar roupas e calçados antes de usá-los; manter cama, sofás e berços afastados da parede; lençóis, cobertores e cortinas sem contato com o chão; Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados; Rebocar paredes e muros que apresentem vãos e frestas; Vedar soleiras de portas com rolos de areia; Usar telas em ralos do chão, pias ou tanques; Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos que servem de alimento aos escorpiões; Realizar roçagem de terrenos etc.

O Ministério da Saúde não recomenda o uso de inseticidas para controle de escorpiões. Em caso de acidente, a orientação é procurar um atendimento médico o mais rápido possível.
As solicitações de vistoria e denúncias devem ser realizadas através do SAC pelo telefone 156 ou pelo Portal da Prefeitura: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal