Subprefeitura Presente

Na próxima terça-feira (09/08), a Subprefeitura Cidade Tiradentes realiza a quinta edição do programa Subprefeitura Presente das 10h às 14h, na EMEI Elisiário Rodrigues de Souza, à rua Edson Danilo Dotto, 520, antiga rua da Sorte, no Setor Santa Etelvina / Nascer do Sol. Neste dia será inaugurada uma praça de lazer e recreação, na rua Edson Danilo Dotto, esquina com a rua Igarapé do Frade.

O Programa propõe descentralizar o atendimento, além de facilitar o acesso da população junto a este órgão público, no sentido de identificar as demandas e, dentro das possibilidades, solucionar os problemas nos bairros, permitindo a melhoria da qualidade de vida. Desde o seu lançamento, em 14 de junho, foram atendidas mais de 1.000 pessoas, além das inaugurações das Praças de Recreação e Lazer Prestes Maia, no Setor Prestes Maia, Fazenda do Carmo, no setor Iguatemi e a Monteiro Lobato, no setor Ferroviário. A Clínica de Atendimento Odontológico, na UBS Dom Angélico, no setor Vila Yolanda, também foi uma outra benfeitoria para a comunidade.

Para implantação do Programa, o distrito da Cidade Tiradentes foi dividido em 15 (quinze) setores, nos quais, quinzenalmente, uma equipe de trabalho da Subprefeitura - constituída por coordenadores, supervisores e técnicos de diversas áreas, inclusive, Saúde e Educação - realiza trabalho in loco.

Uma inovação que a Subprefeitura implantou, a partir da terceira edição foi a prestação de serviço à população, pelos profissionais da Sabesp, SPTRANS, Cohab, CDHU e Conseg- Conselho Comunitário de Segurança da região.

Durante o evento haverá atendimento no Trailer Odontológico por uma equipe de dentistas que desenvolvem uma ação de educação em saúde e tratamento bucal, adotando os procedimentos de limpeza dentária, restauração e aplicação de flúor, para crianças da região, entre a faixa etária de zero e dez anos, encaminhadas pelas Entidades Sociais. Este equipamento permanecerá até o dia 22 de agosto na EMEI Elisiário Rodrigues de Souza.

Agenda pré-estabelecida dos locais Subprefeitura Presente:

Setor 5 - Santa Etelvina / Nascer Do Sol (09/08/05); Setor 6 - Gráficos (23/08/05), Setor 7 - Barro Branco (06/09/05), Setor 8 - Inácio Monteiro (20/09/05), Setor 9 - Pérola Vitória/Três Poderes (04/10/05), Setor 10 - Profeta Jeremias (18/10/05), Setor 11 - Castro Alves (08/11/2005), Setor 12 - Sítio Conceição (22/11/05), Setor 13 - Santa Etelvina / Metalúrgicos (06/12/05), Setor 14 - Setor G (20/12/05), Setor 15 Jd Souza Ramos (27/12/05).

Aspectos gerais - Setor Santa Etelvina / Nascer do Sol

A situação fundiária da área apresenta predominância da COHAB, com uma pequena porção de propriedades particulares. A tipologia habitacional caracteriza-se, em sua maioria, por residências em conjuntos de prédios e em número menor de casas térreas. Encontra-se nas propriedades particulares um pequeno loteamento irregular e uma favela. Possui uma razoável parcela de áreas verdes, com algumas ocupações irregulares.

Existe em seu espaço uma grande área desocupada, de propriedade da COHAB, conhecida como “vale das erosões”, que segundo informações extra-oficiais, o solo local tem condições de recuperação, apesar de a atual situação apresentar risco geotécnico.

Servida internamente por duas linhas de ônibus, porém com um razoável acesso às av. Iguatemi e Metalúrgicos, importantes vias estruturais de Cidade Tiradentes, onde transitam várias linhas.

Quanto aos equipamentos públicos, temos registro de quatro escolas, inclusive com ensino médio, uma Associação de Bairro e uma entidade de caráter social.
De acordo com o mapa de setores censitários classificados segundo privação e ciclo de vida familiar, (SAS-PMSP/ CEM - CEBRAP), o setor apresenta uma predominância de população adulta e com alto grau de privações, com raras exceções.

A rede de saneamento atinge 100% das moradias que fazem parte dos conjuntos habitacionais. Os índices de alfabetização, nos conjuntos habitacionais atingem apenas de 0 a 4% de analfabetos acima de 10 anos e o congestionamento familiar (famílias com mais de 06 pessoas) está em torno de 9 a 15%, dependendo do local, chegando a 24% nas áreas ocupadas pela favela e loteamento irregular.