Subprefeitura Presente no setor Profeta Jeremias

Na próxima terça-feira (18/10), a Subprefeitura Cidade Tiradentes com apoio do Instituto Mensageiros e Supermercado Negreiros realiza a décima edição do programa Subprefeitura Presente, das 10h às 14h, na EMEI Prof. Elisa Kauffmann Abramovich, localizada à Rua Renê de Toledo, nº 55, Setor Profeta Jeremias. Na ocasião, a partir das 9h30, o Programa Saúde da Família apresentará a ginástica Lian Gonn aberta ao público, na Praça Profeta Jeremias.

O Programa propõe descentralizar o atendimento, além de facilitar o acesso da população junto a este órgão público, no sentido de identificar as demandas, e dentro das possibilidades solucionar os problemas nos bairros, permitindo a melhoria da qualidade de vida. Desde o seu lançamento, 14 de junho foram atendidas mais de 2000 pessoas, além das inaugurações das Praças de Recreação e Lazer Prestes Maia, no setor Prestes Maia, Fazenda do Carmo, no setor Iguatemi, Monteiro Lobato, no setor Ferroviário e a Praça Nascer do Sol, no setor Santa Etelvina/Nascer do Sol e Esteban Salas no setor Barro Branco. A Clínica de Atendimento Odontológico, na UBS Dom Angélico, no setor Vila Yolanda, também foi uma outra benfeitoria para a comunidade.

Para implantação do Programa, o distrito da Cidade Tiradentes foi dividido em 15 (quinze) setores, nos quais, quinzenalmente, uma equipe de trabalho da Subprefeitura - constituída por coordenadores, supervisores e técnicos de todas as áreas, inclusive, Saúde e Educação -, realiza trabalho in loco.

Uma inovação que a Subprefeitura implantou, a partir da terceira edição foi a prestação de serviço à população, pelos profissionais da Sabesp, SPTRANS, Cohab, CDHU e Conseg- Conselho Comunitário de Segurança da região.

Durante o evento haverá atendimento no Trailer Odontológico por uma equipe de dentistas que desenvolvem uma ação de educação em saúde e tratamento bucal, adotando os procedimentos de limpeza dentária, restauração e aplicação de flúor, para crianças da região, entre a faixa etária de zero e 10 anos encaminhadas pelas Entidades Sociais. Este equipamento permanecerá até 7 de novembro, na EMEI Prof. Elisa Kauffmann Abramovich.

Outra novidade será a Ação Educativa sobre doenças sexualmente transmissíveis, com distribuição de folhetos e preservativos, como método preventivo à população, coordenada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento da Cidade Tiradentes.

Agenda dos próximos locais Subprefeitura Presente:

Setor 9 - Pérola Vitória/Três Poderes (04/10/05), Setor 10 - Profeta Jeremias (18/10/05), Setor 11 - Castro Alves (08/11/2005), Setor 12 - Sítio Conceição (22/11/05), Setor 13 - Santa Etelvina / Metalúrgicos (06/12/05), Setor 14 - Setor G (20/12/05), Setor 15 Jd Souza Ramos (27/12/05).

Aspectos Gerais - Setor Profeta Jeremias

A situação fundiária da área apresenta predominância da COHAB, com poucas áreas não construídas. Entre os maiores problemas do setor, destaca-se a favela dos Gráficos que ocupa uma extensa área na divisa com São Mateus, com condições precárias e provocando alto índice de poluição no Rio Aricanduva.

A tipologia habitacional da região caracteriza-se, por residências em casas de mais de um pavimento, e prédios. Ela é servida internamente por algumas linhas de ônibus, porém com fácil acesso à Av.dos Metalúrgicos, importante via estrutural de Cidade Tiradentes, onde transitam várias linhas.

Quanto aos equipamentos públicos, temos registro de 04 escolas municipais, 01 escola estadual, 01 UBS e creches, várias entidades de organização civil, um posto de saúde, o que lhe confere uma posição privilegiada em relação aos atendimentos pelos serviços públicos.

De acordo com o mapa de setores censitários classificados segundo privação e ciclo de vida familiar, (SAS-PMSP/ CEM - CEBRAP), o setor apresenta uma predominância de população adulta e com alto e médio grau de privações, bem como uma satisfatória acessibilidade e as barreiras estão situadas, principalmente, no setor da favela dos Gráficos/ Saturnino.

A rede de saneamento atinge 100% das moradias que fazem parte dos conjuntos habitacionais, exceto as áreas de favela. Os índices de alfabetização atingem de 0 a 9% de analfabetos acima de 10 anos. O congestionamento familiar (famílias com mais de 6 pessoas) está em torno entre 9 e 15%, apresentando uma área onde mais de 25% das residências têm mais de 6 pessoas.