PREFEITURA DE SÃO PAULO

Subprefeitura Presente na Cidade Tiradentes

23/03/2006 09h26

Uma nova forma de administrar e aproximar a população do poder público municipal


Na próxima segunda-feira (27/03), a Subprefeitura Cidade Tiradentes prossegue com o programa Subprefeitura Presente, no setor Iguatemi/Fazenda do Carmo, na EMEF Prof. Luiz Roberto Mega, das 10h às 14h, Rua Henrique Adamus nº 16, próximo a UBS/AMA Fazenda do Carmo.


Programa Subprefeitura Presente: propõe descentralizar o atendimento, além de facilitar o acesso da população junto a este órgão público, no sentido de identificar as demandas e dentro das possibilidades solucionar os problemas nos bairros, permitindo a melhoria da qualidade de vida. Desde o seu lançamento, em 14 de junho de 2005, até 6 de março,, foram atendidos 3230 munícipes pela equipe da Subprefeitura. Para implantação do Programa, o distrito da Cidade Tiradentes foi dividido em 15 (quinze) setores, nos quais, uma equipe de trabalho da Subprefeitura - constituída por coordenadores, supervisores e técnicos de todas as áreas, inclusive, Saúde e Educação, realiza trabalho in loco. Uma inovação que a Subprefeitura implantou, a partir da terceira edição foi à prestação de serviço à população, pelos profissionais da SPTRANS, Cohab, CDHU e Conseg - Conselho Comunitário de Segurança da região.


Durante o evento haverá atendimento odontológico para a população em geral, por uma equipe de dentistas que desenvolve ação de educação em saúde bucal.


Próximos locais a receber a Subprefeitura Presente: Setor 4 - Ferroviários (17/04/06), Setor 5 - Santa Etelvina/Nascer do Sol (08/05/06), Setor 6 - Gráficos (29/05/06), Setor 7 - Barro Branco (19/06/06), Setor 8 - Inácio Monteiro (10/07/06), Setor 9 - Pérola Vitória/Três Poderes (31/07/06), Setor 10 - Profeta Jeremias (21/08/06), Setor 11 - Castro Alves (11/09/06), Setor 12 - Sítio Conceição (02/10/06), Setor 13 - Santa Etelvina/Metalúrgicos (23/10/06), Setor 14 - Setor G (13/11/06), Setor 15 Jd Souza Ramos (04/12/06).


Sobre o setor Iguatemi/Fazenda do Carmo


Também conhecida como Fazenda do Carmo ou Jd. Áurea, constitui-se numa área com predominância de propriedade da CDHU, ocupada com alguns conjuntos daquela Companhia e uma extensa área verde, APA - Área de Proteção Ambiental do Iguatemi, também de domínio da CDHU.


Bem servida de transporte, principalmente para o deslocamento da população em direção a outros bairros como Guaianases e Itaquera. Cortada pela principal via estrutural de Cidade Tiradentes, Estrada do Iguatemi, que é um prolongamento da Av. Ragueb Chohfi, permitindo na direção Oeste acesso fácil à Av. Aricanduva e, conseqüentemente, aos diversos pontos de comunicação viária que a mesma oferece e ainda, na direção Norte, através de Guaianases, acesso a outros pontos do extremo Leste e Av. Radial Leste, também importante via de acesso e comunicação viária.


Quanto aos equipamentos públicos, temos registro de duas escolas e nenhuma Unidade Básica de Saúde. De predominante uso residencial, ocupada basicamente por moradias de dois a três pavimentos e prédios que compõem os conjuntos da CDHU. À beira da Estrada do Iguatemi, encontram-se várias moradias de caráter precário, que ocupam as bordas da APA e a faixa não edificante às margens do Córrego do Rodeio.


A rede de saneamento atinge 100% das moradias que fazem parte dos conjuntos habitacionais, apresentando bolsões com índice muito baixo na área da favela no canteiro central e dos barracos às margens do córrego, que despejam águas servidas no mesmo, elevando a poluição do Córrego Itaquera do qual o Córrego do Rodeio é contribuinte.


Os índices de alfabetização, nos conjuntos habitacionais, são muito bons, atingindo apenas de 0 a 4% por de analfabetos acima de 10 anos. No entanto, na favela, a média está acima de 30%, segundo dados do IBGE 2000. O congestionamento familiar ( famílias com mais de 06 pessoas) está em torno de 15%. O Jardim. Áurea constitui-se de um loteamento irregular, ocupando uma área de cerca de 30.000 m².


A população predominante, em torno de 40%, está na faixa de até 14 anos e o número de chefes de família com renda média em torno de 03 salários mínimos, alcança índices de mais ou menos 70%, segundo dados do censo IBGE 2000.