Prefeitura entrega canalização de córrego em Cidade Tiradentes

O prefeito de São Paulo inaugurou neste domingo (26/03) um pacote de obras na Subprefeitura de Cidade Tiradentes e visitou as obras do Hospital Cidade Tiradentes e do CEU Água Azul. ''Cidade Tiradentes é uma das regiões mais carentes da cidade, em relação à qual nós estamos dedicando nossos melhores esforços'', disse o prefeito, lembrando que a Prefeitura também retomou as obras do antigo Fura-Fila, que será um corredor expresso ligando o Parque Dom Pedro de Cidade Tiradentes.


A vista do prefeito à região começou com a inauguração da canalização de um córrego localizado na Rua Cristóvão de Molina. Além da canalização, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Obras e Infra-Estrutura (Siurb) e da subprefeitura da região, realizou o reforço das galerias, a recomposição de taludes de contenção, construiu duas pinguelas, uma praça, um playground e fez o recapeamento da via.


'No início da gestão nós encontramos um orçamento de R$ 13 milhões para fazer a obra. Após refazer o projeto e renegociar os contratos o custo caiu para R$ 3 milhões. Além da economia, fizemos um projeto melhor do que era o projeto original, com a construção de uma praça e um playground para as crianças brincarem', disse o prefeito.


CEU Água Azul


O prefeito visitou em seguida as obras do CEU Água Azul, que deve ficar pronto até o final do ano. A nova unidade de ensino vai oferecer 2.600 novas vagas, além de constituir em mais uma opção de lazer para a comunidade. 'O novo CEU é 10% mais barato do que aqueles que vinham sendo feitos. Apesar disso, ele tem mais equipamentos e vai receber também 15% a mais de alunos. Ou seja, por aluno, nós estamos gastando 25% menos, apesar das instalações serem melhores', explicou.


O CEU Água Azul terá 11.530 m² de área construída, 41 salas de aula (9 para CEI, 9 para EMEI e 23 para EMEF), duas bibliotecas, laboratório de Ciências, laboratório de informática, telecentro, teatro, três consultórios (odontológico, médico e psicológico), duas quadras poliesportivas, três piscinas, playground, área para skate, duas pistas bocha, campo de futebol, estacionamento e praça cívica. O complexo contará ainda com 14 salas especiais de pós-aula e 8 salas destinadas a oficinas.


Hospital Cidade Tiradentes


Por último, o prefeito vistoriou as obras do Hospital Cidade Tiradentes, que deve atender 25.000 pacientes/mês. O hospital, antiga reivindicação da comunidade, já está com 81% das obras concluídas. 'Cidade Tiradentes é uma região que tem um atendimento precário na área da saúde, e essa região vai ganhar quase 240 leitos e ao mesmo tempo a capacidade de quase 1.200 internações por mês', disse o prefeito.


O Hospital Cidade Tiradentes terá 27.000 m² de área construída e deve contar com 5 salas de atendimento de emergência, 12 consultórios de pronto-atendimento, 5 salas de parto, 7 salas de cirurgia e 299 leitos, sendo 232 leitos de internação e o restante de observação / recuperação. O hospital deve oferecer serviço de ultrassom; radiologia; tomografia computadorizada, farmácia, laboratório, banco de leite e banco de sangue.


O prefeito destacou que tanto o CEU Água Azul como no terreno do hospital Cidade Tiradentes serão construídas creches. No caso do hospital, um prédio anexo será construído e deverá atender 200 crianças, sendo que cerca de 70 vagas serão reservadas para os filhos de funcionários do Hospital.