Plantio de árvores no Parque do Rodeio

Plantar 12 mil mudas de árvores em 20 minutos e assim entrar para o Guinness Book - Livro dos Recordes. Esse é o novo desafio dos mais de 300 grupos escoteiros do Estado de São Paulo. Para tentar realizar esse feito eles estarão na Cidade Tiradentes, no dia 1º de abril (sábado) plantando 400 mudas de árvores no Parque do Rodeio - Rua Igarapé Bela Aurora - s/n - Setor Inácio Monteiro - no horário das 12h às 12h20.


O evento que apresenta a temática “Agenda 21” é fruto de uma parceria entre Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, Rede Record e União dos Escoteiros do Brasil.


Para Toshio Kawakami, presidente da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), a escolha da questão ambiental e do plantio se deu por ser uma atividade que ensina a importância da cidadania para as crianças. "Quando elas participam de um evento desses elas voltam para a casa orgulhosas, sabendo que contribuíram para melhorar sua cidade."


Segundo a UEB, para dar conta do recado é preciso preparar uma verdadeira logística de guerra, e os escoteiros de São Paulo receberão o reforço de grupos do litoral e do interior.


Serão cerca de 30 áreas de plantio distribuídas por toda a cidade de São Paulo. Os Grupos Escoteiros serão distribuídos e realizarão simultaneamente o plantio, que será transmitido ao vivo. O evento é aberto a todos e os participantes receberão certificado e distintivo especial.


A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente cedeu as mudas que serão usadas no plantio: araribás, aldragos, angicos, araçás, aroeiras, dedaleiros, ipês amarelos, brancos e rosas, paineiras, jerivás, sibipirunas, urucuns, entre outras espécies. O critério para a escolha dos locais para o plantio das mudas se deu em função da logística necessária para sua execução no tempo estimado.


29 Subprefeituras da capital paulista se engajaram na atividade, contribuindo assim para ampliar a arborização da cidade. Cerca de 30 agrônomos da Prefeitura e mais de 700 funcionários das Subprefeituras darão assistência aos escoteiros durante o plantio. A quantidade de árvores plantadas por Subprefeitura varia de 400 a 2 mil.