Subprefeitura Presente - Uma nova forma de administrar e aproximar a população junto ao órgão municipal da região da Cidade Tiradentes

O terceiro ano do Programa Subprefeitura Presente terá sua próxima edição em 25 Maio, na EMEF Wladimir Herzog, localizada à Rua Francisco José Viana, 894 -Setor dos Gráficos. O Programa que propõe descentralizar o atendimento, além de facilitar o acesso da população a órgãos públicos, beneficiou 6435 pessoas, durante as 35 edições realizadas entre 2005 e maio de 2007, sendo que 2626 tiveram atendimentos de saúde e educação bucal.

Para este ano, os 15 setores do distrito da Cidade Tiradentes, contarão com a atuação de uma equipe de trabalho da Subprefeitura - constituída por coordenadores, supervisores e técnicos de todas as áreas, inclusive, Saúde e Educação, além da prestação de serviço dos profissionais da SPTRANS, Cohab, CDHU e Conseg - Conselho Comunitário de Segurança da região.

Durante o evento haverá atendimento odontológico para a população em geral, por uma equipe de dentistas que desenvolve ação de educação em saúde bucal.

Próxima local Subprefeitura Presente:
Setor 7 - Barro Branco (15/06/07), Setor 8 - Inácio Monteiro (06/07/07), Setor 9 - Pérola Vitória/Três Poderes (27/07/07), Setor 10 - Profeta Jeremias (17/08/07), Setor 11 - Castro Alves (06/09/07), Setor 12 - Sítio Conceição (28/09/07), Setor 13 - Santa Etelvina/Metalúrgicos (19/10/07), Setor 14 - Setor G (09/11/07), Setor 15 Jd Souza Ramos (30/11/07).

ASPECTOS GERAIS - SETOR GRÁFICOS
A situação fundiária da área apresenta predominância da COHAB, com poucas áreas não construídas. O seu lado oeste faz divisa com a Subprefeitura de São Mateus, onde encontramos um dos mais graves problemas locais, que é a Favela dos Gráficos, situada em área de risco geotécnico, baixa acessibilidade, atingindo uma grande extensão e precariedade acentuada nas condições habitacionais.

No lado leste, encontra-se o município de Ferraz cujo limite temos alguns pontos de desmatamento e ocupação irregular que estão sendo tratados em conjunto com aquele município, uma vez que estas ocupações interferem diretamente na qualidade do atendimento dos nossos equipamentos públicos que são procurados por essa população.

A tipologia habitacional caracteriza-se, por residências em conjuntos de prédios e em número idêntico de casas térreas e/ou com dois pavimentos. Possui uma razoável parcela de áreas verdes, com alguns pontos de ocupação irregular.
Servida internamente por duas linhas de ônibus, porém com um razoável acesso à Av. dos Metalúrgicos, importante via estrutural de Cidade Tiradentes, onde transitam várias linhas. Quanto aos equipamentos públicos, temos registro de 01 escola municipal, 04 entidades de organização civil e 01 EMEI 01 CRECHE e o 54º DP.

De acordo com o mapa de setores censitários classificados segundo privação e ciclo de vida familiar, (SAS-PMSP/ CEM - CEBRAP), o setor apresenta uma predominância de população adulta e com alto grau de privações.

A rede de saneamento atinge 100% das moradias que fazem parte dos conjuntos habitacionais, exceto as áreas invadidas. Os índices de alfabetização, nos conjuntos habitacionais, atingem de 0 a 4% de analfabetos acima de 10 anos, sendo, no entanto, muito alto na área da favela. O congestionamento familiar (famílias com mais de 06 pessoas) está em torno de 9 a 15%, dependendo do local, chegando a 24% nas áreas ocupadas pela favela e loteamento irregular.