Subprefeitura Cidade Tiradentes inicia Treinamento 5S

A Subprefeitura Cidade Tiradentes iniciou em 24 de maio o treinamento da primeira turma do Programa 5S que está sendo implantado nas 31 subprefeituras da Secretaria da Coordenação das Subprefeituras. O Programa 5S é uma ferramenta do Programa Qualidade na Gestão Pública - GESPÚBLICA, que ensina bons hábitos e eliminação de desperdícios e perdas para manter a empresa limpa e zelar pelo local de trabalho.

Ele é ensinado como princípio educacional para a formação de indivíduos, e teve início no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial para combater as sujeiras das fábricas. Nesta subprefeitura serão treinados até 06 de junho, 288 servidores, dos quais 109 pessoas já foram capacitadas. Os responsáveis pelo treinamento são os 11 servidores desta subprefeitura que passaram pela capacitação, durante o mês de maio, na Secretaria da Coordenação das Subprefeituras.

Durante o treinamento é aplicada uma dinâmica entre os participantes, simbolizando a formação de uma rede para integrar a equipe e manter um clima de sinergia, como forma de garantir uma boa energia, cumplicidade, amor ao próximo, respeito mútuo, disciplina, motivação, saúde e alegria. Tudo isto para contextualizar os cinco conceitos simples que, em japonês, começam com “S”:Seiri- senso da Liberação de Áreas; Seiton - senso da Organização; Seiso - senso de Higiene e Limpeza; Seiktisu - senso de Saúde e Shitsuke - Senso da Disciplina.

Em síntese, 5S é uma prática para alcançar:

motivação, segurança, qualidade e produtividade e têm como base o pensamento enxuto, que é uma forma de fazer cada vez mais, com cada vez menos - menos esforço humano, menos equipamento, menos tempo e menos espaço - e, ao mesmo tempo, aproximar-se cada vez mais e oferecer aos clientes exatamente o que eles desejam e com qualidade na prestação do serviço público.

“DIA D”
O marco inicial da implantação do 5S nas subprefeituras, para facilitar a introdução do Sistema de Gestão de Qualidade - Gespública, será em 12 de junho. Neste Dia “D”, todos os funcionários praticarão os cinco sensos, nos respectivos setores de campo de trabalho. Os materiais e equipamentos descartados durante o processo de liberação de área - serão depositados numa área de descarte e reaproveitados se julgar necessário.

Serviço
O que é: TREINAMENTO DE 5 S e Dia “D”
Quando: Treinamento: de 24 de maio a 6 de junho/2007, das 9h00 às 17h00 - Dia “D” 12/06/07
Local: Auditório da Subprefeitura Cidade Tiradentes - Estrada do Iguatemi, 2751 (Supermercado Negreiros).