Cidade Tiradentes promove Torneio de Xadrez

A Subprefeitura Cidade Tiradentes, as Polícias Militar e Civil, o Conseg - Conselho Comunitário de Segurança e a Diretoria de Ensino Região Leste 3, organizam o Torneio de Xadrez, na próxima sexta-feira, 19 de outubro, das 9 às 12h30, no Clube de Esporte e Lazer André Vital, na Avenida dos Metalúrgicos, nº 2001 Cidade Tiradentes.


O evento destinado aos alunos da Rede Pública de Ensino propõe difundir a prática do xadrez reconhecida como uma atividade intelectual, que desenvolve o raciocínio, autocontrole e a concentração, bem como estreitar o laço de convivência social entre a polícia e a comunidade escolar, no sentido de coibir a violência no distrito. Segundo o Infocrim/Secretaria de Segurança Pública, no início dos anos 90, os delitos mais graves, como homicídio, atingiam em média 27 casos por mês. Já em 2007, isto reduziu para 2.


Além disso, o Torneio de Xadrez, envolverá a questão do meio ambiente, ao estimular as escolas participantes a se engajarem nos ideais de transformação do bairro, assegurou o PM Capitão Mauro Rodrigues, da 3ª Companhia do 28º Batalhão da Capital da Polícia Militar.
O Torneio de Xadrez contará com a participação de 25 candidatos, todos moradores de Cidade Tiradentes, e que estudam nas seguintes unidades de ensino: Escola Estadual Cândido Procópio Ferreira de Camargo, Escola Estadual Rui de Melo Junqueira, Escola Estadual Jorge Luis Borges, Escola Estadual Fúlvio Abramo, Escola Estadual Mariúna Buazar Mauad, EMEFM Oswaldo Aranha e o CEU Água Azul. Todos Os destaques receberam prêmios especiais, e os demais concorrentes certificados e medalhas.


O enxadrista Fernando Henrique Severo da Silva, 17 anos, cursando o 3º colegial, na EMEF Oswaldo Aranha é um forte candidato para conquista do torneio. Pratica xadrez, desde 9 anos, por influência do seu pai, e tem um amplo currículo nesta modalidade esportiva. Ganhou 35 medalhas e 6 troféus. Foi reconhecido durante o Campeonato Paulista, em 2002, entre os 15 melhores do Estado e no Campeonato Brasileiro entre os 30. Foi Vice Campeão do Estado em 2001 e, no Campeonato Municipal de Xadrez 2000 e 2004 consagrou-se Bicampeão. Na Cidade Tiradentes em 2000, 2002 e 2004, também conquistou o primeiro lugar.
Os apoiadores do evento são: Casas Bahia, Lojas Cem. Depósito de Material e Construção Okinawa, Supermercado Negreiros, Compre Bem, SESC Itaquera, Guarda Civil Metropolitana, Empresa de Ônibus Nova Aliança, Empresa de Ônibus Himalaia, Empresa Brabus, Depósito de Construção Guarujá, e Gazeta São Mateus.


O próximo torneio está previsto para o primeiro semestre de 2008, envolvendo as 77 escolas existentes na região.