Cidade Tiradentes comemora o seu 30º aniversário

Celebrações oficiais começaram no dia 11 de abril

Os moradores de Cidade Tiradentes habituaram-se a fazer a contagem do tempo de vida do bairro a partir de 1984, ano em que foram entregues à população os primeiros apartamentos do Conjunto Residencial Santa Etelvina. Por isso, no dia 21 de abril (dia de Tiradentes) de 2014, o bairro chega aos 30 anos.

As celebrações oficiais,  começaram no dia 11 de abril,  e estendem-se até o final do mês de maio, quando será conhecida a candidata vencedora do Concurso Miss Cidade Tiradentes 2014. Eventos organizados pela comunidade e por órgãos parceiros da Subprefeitura completam a programação. Confira abaixo.


Programação

Sexta 11

Ato Solene de Abertura das Comemorações – 19h

Céu Água Azul
Avenida dos Metalúrgicos, 1.262 / Tel.: 2016-4476


Sábado 12

Casamento Comunitário – 11h

Centro Cultural Arte em Construção
Avenida dos Metalúrgicos, 2100 / Tel.: 2285-7758


Jornada Fotográfica em Cidade Tiradentes – 09h às 16h

A Jornada Fotográfica, projeto mensal da Secretaria Municipal de Cultura, tem Cidade Tiradentes como tema neste mês de abril. O projeto reúne interessados em fotografar a região, com ponto de encontro na Estação Luz da CPTM, na Praça da Luz, seguindo depois até o Distrito.

A Jornada Fotográfica é coordenada pelo fotógrafo André Douek e faz parte da programação do Museu da Cidade de São Paulo. Desde 2010, a atividade ajuda a incentivar a descoberta do patrimônio histórico paulistano por meio da fotografia. A participação é gratuita, porém os gastos com a revelação das fotos e alimentação são por conta dos participantes, que devem se inscrever até o dia 11 pela internet, no link http://bit.ly/1oIFUUq. Mais informações pelo telefone 3105-2030.

Algumas das fotografias selecionadas no encontro vão compor uma exposição especial nos meses de junho e julho.

 

Domingo 13

Roda Temática Cultural de Cidade Tiradentes – 14h às 19h

União dos Moradores do Jardim Santa Etelvina / Rede de Artistas
Avenida dos Metalúrgicos, 1.081, salas 11 e 12.


Quinta 17

Inauguração do Cinema do Centro de Formação Cultural
Mostra Cidade Tiradentes, Imaginário e Olhar – 16h

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Av. Inácio Monteiro, 6.900 / Tel.: 2555-2840


Sexta 18

Rolezinho Cultural da Juventude – 19h às 23h30

Esta parceria entre o Centro Cultural da Juventude, a Subprefeitura Cidade Tiradentes e o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes tem o objetivo de articular diversas linguagens artísticas e culturais, num conjunto de eventos especiais que valorize os grupos locais e promova reflexão e entretenimento.

O evento mostrará um pouco da atual cena fervilhante e criativa dos grupos culturais formados por jovens moradores: bondes de funk, grupos de rap, de samba, de rock and roll, do skate, do hip-hop e do grafite. A dinâmica do evento propõe a apresentação de 5 (cinco) grupos já conhecidos da comunidade, que se apresentarão pela primeira vez no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes e convidarão ao palco novos talentos jovens, grupo e/ou artista solo do bairro para se apresentarem.

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Av. Inácio Monteiro, 6.900 / Tel.: 2555-2840


Sábado 19

Café Memória: 25 Anos de existência do Instituto Pombas Urbanas / 10 Anos de presença em Cidade Tiradentes – 15h

Centro Cultural Arte em Construção
Avenida dos Metalúrgicos, 2100 / Tel.: 2285-7758


Domingo 20

Festival de Atletismo
Avenida Naylor de Oliveira, 1.713


Segunda 21

Desfile Cívico – 08h às 13h
Avenida dos Metalúrgicos

O desfile tem três partes. Na primeira, que começa com o hasteamento da Bandeira Nacional, desfilam representantes das polícias Civil e Militar, da Defesa Civil e da Guarda Civil Metropolitana. Na segunda parte, apresentam-se as escolas e os CEU’s da região. Na terceira parte é a vez das organizações sociais, com o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Príncipe Negro fechando o desfile.

Show em Comemoração ao 30º Aniversário de Cidade Tiradentes – 14h às 22h

Serão oito horas de apresentações musicais com atrações como Dilsinho, Onze e 20, Cyro Aguiar, Os Travessos, Edson & Hudson, Façanha, Katinguelê, Art Popular, MC Ludimilla (Byonce) e Bom Gosto, entre outros.

Avenida dos Metalúrgicos – Terminal Velho


Sexta 25

Coquetel de lançamento do Concurso Miss Cidade Tiradentes

Evento cancelado


Cidade Tiradentes atravessa São Paulo para visitar o Museu Afro Brasil – 14h

Lançamento do livro Morte às vassouras, da moradora de Cidade Tiradentes Claudia Canto
Intervenção teatral do multiartista Vladi Victorelli e de Claudia Canto
Grupo de teatro da terceira idade do Instituto Pombas Urbanas: “As três Marias o Sol e a Lua”
Presença de Isabelle Cristina – Miss Cidade Tiradentes 2012

Museu Afro Brasil
Parque do Ibirapuera, Portão 10 / Tel.: 3320-8900


Sábado 26

Lançamento do Projeto “Escrevendo Cidade Tiradentes” – 9h às 13h

(Roda de Conversa sobre o marco fundador do bairro)

Biblioteca do CEU Inácio Monteiro “Adelaide de Castro Alves Guimarães”
Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n / Tel.: 2518-9027 / 9028

Com esse encontro, inaugura-se o Projeto “Escrevendo Cidade Tiradentes”, que é uma série de seminários e rodas de conversa sobre o bairro a serem realizados ao longo de 2014 e 2015, com vistas ao lançamento de uma publicação contendo o resultado desses debates. Tais encontros contarão sempre com a participação de agentes do Poder Público, acadêmicos, produtores culturais e comunidade em geral, para discutir os diversos aspectos e problemas do bairro. O texto que inspira o projeto segue abaixo.


Escrevendo Cidade Tiradentes

O Complexo Habitacional Cidade Tiradentes é um texto, isto é, seus conjuntos e aglomerados residenciais não podem ser compreendidos isoladamente, mas como partes que, relacionadas entre si, formam um todo organizado de sentido.

E os legítimos autores desse texto somos nós, descendentes dos índios e dos negros escravizados por mais de três séculos, dos imigrantes estrangeiros aqui chegados após a abolição, dos migrantes brasileiros filhos da industrialização e da urbanização brasileira.

Como autores – e também como leitores – carregados de sonhos e de memórias de outros lugares da Cidade ou do País, acrescentamos a esse texto novas estruturas sintáticas, que o expandem em novos períodos, parágrafos e capítulos.

Escrever Cidade Tiradentes é, portanto, um trabalho de constante leitura e releitura, para que possamos nos apropriar de nossa identidade e, assim, tomar as rédeas do nosso destino.


Domingo 27

Atividades Culturais Periféricas Integradas – 10h às 22h

Este conjunto de atividades reúne num só espaço o esporte (basquete – Tilsão Corvo), a música (Bob Jay RDM, Conexão Lado Leste, M.D.F e Porte Verbal, GGF A Família, As’Trinca, Os Provocantes, Coletivo Rua 2F, Renata Pantera, Guinha GPC, Young Brown, Kontrovérsia, Nolts e DaRua, Eletro Tintas), a dança (Samba Rock Pelé), a videografia (Ivan Santos), o grafite (Hope, Rizka, Vauiris Sprat, Soul, Max), e a maquiagem (Mônica), entre outras linguagens.

Praça Maria da Graça, ao lado do Terminal Novo


Segunda 28

Abertura das Inscrições para o Concurso Miss Cidade Tiradentes 2014

 

Subprefeitura Cidade Tiradentes
Assessoria de Comunicação