PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura intensifica ações da Operação Baixas Temperaturas e amplia rede de proteção da população de rua para enfrentar frio antecipado

17/05/2022 16h05

Além das 10 tendas que serão montadas em todas as regiões da cidade, gestão vai ampliar vagas na rede socioassistencial, garantir transporte ida e volta para Centros de Acolhida, aumentar número de agentes sociais e equipes de saúde e distribuir sopas, bebidas quentes e cobertores sempre que temperatura atingir 13 º C ou um índice menor

 Diante da previsão de frio antecipado na cidade de São Paulo, a Prefeitura vai intensificar as ações da Operação Baixas Temperaturas para ampliar os serviços de atendimento e segurança alimentar da população em situação de rua. As medidas incluem a expansão de vagas na rede socioassistencial, ampliação dos recursos humanos – agentes sociais de equipes de saúde, distribuição de cobertores, sopas e bebidas quentes, além de disponibilizar transporte (ida e volta) para pernoite nos Centros de Acolhida.

Esses procedimentos foram articulados pelo Comitê Permanente de Gestão de Situações de Baixas Temperaturas, formado por equipes técnicas das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde (SMS), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Segurança Urbana (SMSU), Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), Defesa Civil, São Paulo Transportes (SPTrans) e São Paulo Turismo (SPTuris), responsável pela montagem das tendas.

Acolhimento

A SMADS, que já conta com uma rede de acolhimento regular com 15. 116 vagas para pernoite e de 2.138 em hotéis, vai criar mais 2000 vagas para abrigar as pessoas que estão em condição de rua durante as noites mais frias. Além disso, haverá um aditamento para a contratação de novos 56 orientadores socioeducativos para a realização da abordagem social, reforçando o trabalho de outros 100 profissionais que já atuam neste período.

Também serão adquiridas 13 novas viaturas que serão utilizadas por equipes que realizam a abordagem social durante a noite e a madrugada. A medida vai dar maior agilidade ao atendimento das notificações que chegam através do Serviço 156. Haverá ainda a criação de vagas com canil nos Centros de Acolhida, e a aquisição de gaiolas de transporte de animais.

Tendas

Com gestão compartilhada entre a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Direitos Humanos serão montadas pela SPTuris 10 tendas de atendimento à população em situação de rua. Elas serão instaladas nos seguintes endereços:

 

ZONA LESTE

Guaianases - Praça Presidente Getúlio Vargas

Itaquera - Av Jacu Pêssego, altura do CEU Azul da Cor do Mar

 

ZONA NORTE

Santana - Praça Heróis da FEB

Vila Maria - Praça Novo Mundo

 

ZONA SUL

Santo Amaro - Praça Floriano Peixoto

Capela do Socorro - Praça Escolar

 

ZONA OESTE

Lapa - Praça Miguel Dell’Erba

 

CENTRO

Sé - Praça da Sé

Santa Cecília - Praça Marechal Deodoro

Brás – Praça Padre Bento

 

Mais informações acesse o link abaixo:

https://www.capital.sp.gov.br/noticia/prefeitura-intensifica-acoes-da-operacao-baixas-temperaturas-e-amplia-rede-de-protecao-da-populacao-de-rua-para-enfrentar-frio-antecipado