Cidade Tiradentes faz aniversário com maratona de eventos

Serviço social, esportes, saúde, grafitagem, e shows espalhados pelo bairro para toda a população

Com serviços sociais e de saúde, empreendedorismo, esportes, artes, brincadeiras e shows, a Cidade Tiradentes comemorou 38 anos no dia 21 de abril com intensa agenda e atividades simultâneas espalhadas pelo bairro.

De 18 a 20 de abril, no CEU Água Azul, o CATe - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, disponibilizou encaminhamentos para processos seletivos, realizou orientações de como baixar a carteira de trabalho digital, e com o +Elabora aprimorou dinâmicas e habilidades para a entrevista de emprego, e o ADE SAMPA - Agência São Paulo de Desenvolvimento- regularizou dívidas do MEI e orientou como se tornar um Microempreendedor Individual.

Noite Solene

Na noite de quarta-feira (20) antecedendo a festa de aniversário de 38 anos da Cidade Tiradentes, a Subprefeitura realizou nas dependências do CEU Água Azul, a ‘Noite Solene’ em homenagem a entidades, Associações e cidadãos do bairro.

Com auditório lotado, o grupo teatral ‘Resistência Zumbi” que une a capoeira, com a dança e bonecos gigantes recebeu aplausos da plateia juntamente com o balé da premiada 'Escola de Dança Nery Company', e a alegria da coroação do Miss e Mister Terceira Idade. Foi uma noite memorável.


Cerimônia para hasteamento das bandeiras

Em solenidade ao ar livre na manhã de 21 de abril, a Subprefeitura Cidade Tiradentes juntamente com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e a Banda da Guarda Civil Metropolitana, realizou na Avenida Souza Ramos, ao lado do busto do Inconfidente Tiradentes, o cerimonial para hasteamento da Bandeira do Brasil, Bandeira Paulista e Bandeira do Município.

A FESTA


No dia 21, na Avenida dos Metalúrgicos foram realizados atendimentos com 125 cadastros para troca de geladeiras; distribuição de 220 telas de caixa d’água pela vigilância sanitária; 130 exames de destro e aferição de pressão; e 230 vacinações contra a raiva para os Pets, entre outros serviços.

Feira de Artesanato

Ana Julia dos Santos é artesã e moradora há 34 anos na Cidade Tiradentes. Ela trouxe para a festa os bonecos Guebo e a Mirra, e foi cadastrada ali mesmo, e na hora, pela Katia que é coordenadora do ‘Mãos e Mentes Paulistanas’, e já vai receber a carteirinha e cursos pelo SEBRAE para empreender.

PET

Na tenda Thatyepel, os Pets receberam muito carinho com corte de unhas, penteados e tosa higiênica simples. “A Luna hoje veio tomar a vacina contra a raiva e fazer a limpeza de ouvidos. Hoje, ela não vai ter tempo para ouvir as conversas do vizinho pelo muro”, falou a Eliane Lopes - mãe da Pet, Luna.

Viradinha Cultural

A Companhia Caju Azul desde 2014 trabalha com arte e brincadeiras ao ar livre, e trouxe os balanços coloridos para a Praça da Avenida dos Metalúrgicos: ‘Manolengo Rei’ (teatro de bonecos), ‘Dois Girassóis’ (cantores de forró); a Federica (palhaça); cadeira de praia e guarda sol para relaxar, e muitos brinquedos espalhados pela praça para a alegria da garotada. “Eu gosto muito das petecas, dos bambolês e vejo que a criançada sai do celular, descem dos apartamentos com pais e avós e passam uma tarde de curtição e brincadeiras” comentou a coordenadora Juliana Roberta.

Esportes

No CEU Água Azul a turma da do Patina CT, Família In Line da cidade de Suzano e o Família Rocler de Itaquera deram uma demonstração da patinação. No CEU Barro Branco teve jogo de basquete. Na Praça do 65 foi a vez da turma do skate e da grafitagem.
O Mestre Silva que é diretor regional da Federação Paulista de Capoeira, dá aulas na modalidade desde 1986 na Cidade Tiradentes e trouxe para a Metalúrgicos o Projeto @brincapoeirar que atende 300 crianças no bairro.

Floorball, Tekwondo,basquete e tênis de quadra também marcaram a vez no CEU Barro Branco.

Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária distribuiu 220 telas de caixa d’água, demonstrou os animais sinantrópicos como as aranhas, morcegos e roedores embalsamados e o desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypt, aplicou a vacina anti-rábica e orientou sobre o armazenamento correto de alimentos.

ENEL

A Enel Brasil realizou inscrições e fará no bairro a primeira avaliação para o processo e troca de geladeiras. “O Luz Solidária faz parte do Programa de Eficiência Energética da Aneel, dá descontos aos clientes das distribuidoras da Enel na compra de eletrodomésticos eficientes e incentiva o consumo consciente, a preservação ambiental e o correto descarte”, explicou Antonio Nascimento Cardoso, coordenador de Projetos Sociais

SHOW


A Casa de Cultura Hip Hop Leste na Avenida Sara Kubitscheck, apresentou: Red Lion; Ell Rastaman; Índio Posse Urbannos e teve Aulão de Zumba.
A festa de aniversário foi encerrada com show e muita gente na Avenida dos Metalúrgicos, que cantou em alta voz com Felipe Flip (HIP HOP); Os Pretos (Roda de Samba); Everton e André (Sertanejo); Samprazer (Pagode) e Sampa Crew(Pagode).

IMPRENSA

Para a cobertura do evento e comemoração do aniversário, a assessoria de comunicação da Subprefeitura Cidade Tiradentes contou com o apoio de artistas e participação da imprensa local e comunicadores do bairro que gentilmente emprestaram suas vozes para a mensagem postada em rede social para homenagear o bairro.

 

 

Texto: Marilene Freitas

 
a artesã Ana Julia usando turbante vermelho com os bonecos pretos no colo o Guebo e a Mirra ela está na praça próxima das barracas de artesanato que vemos instaladas ao fundo

A artesã Ana Julia com os bonecos Guebo e Mirra

 

a pet Luna peluda branquinha e pequenina em frente a barraca aguardando sua vez para os cuidados e logo atrás na barraca um post informando os produtos com óleos vegetais amazônicos e orgânicos para os Pets

A Pet Luna aguardando atendimento

 

 

A bailarina Livia da Escola de Dança Nery Company