Subprefeitura Cidade Tiradentes promove 3° Festival de Funk com os melhores funkeiros da região

O campeonato que reunirá os melhores funkeiros da região conta com a participação especial de Sony Pitbull, reconhecido como o mestre da arte do MPC Live ou “montagens” ao vivo, e o Menor do Chapa, em parceria com a Red Bull Funk-se Tour

A terceira edição do Funk Festival – Canta Cidade Tiradentes, promovido pela Subprefeitura Cidade Tiradentes reunirá os melhores funkeiros da região, que terão a oportunidade de assistir apresentações dos ícones do funk carioca, como Sany Pitbull e Menor do Chapa, em parceria com a Red Bull Funk-se Tour. O evento acontece no dia 19 de junho (sábado), a partir das 14 horas, na avenida dos Metalúrgicos, próximo ao nº 2820 – Terminal Velho – Cidade Tiradentes.

O Festival é a primeira iniciativa do poder público de apoiar o funk e incentivar os funkeiros a compor letras voltadas para os temas sociais, em contraposição aos “proibidões”, assim chamados em função das letras que fazem apologia ao crime, drogas e promiscuidade sexual.

O evento também propõe abrir as portas para os funkeiros da região, ainda desconhecidos, além de tirar o estigma de que este ritmo musical estimula a violência. O festival contará com apoio da Red Bull Funk-se Tour, CET, Sabesp, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Os 63 inscritos entre grupos, MCs, duplas e bondes, todos moradores de Cidade Tiradentes passaram por uma pré-seleção, no dia 09 de junho. Avaliados por um júri especializado, comandado pelo destaque do Funk em São Paulo, MC Bio G3, os 24 que fizeram as melhores letras, foram escolhidos para disputarem a final do festival.

A apresentação será dividida em duas categorias, uma com um grupo infanto juvenil com idade entre 10 e 16 anos. A outra, com participação de jovens acima de 17 anos. Os jurados analisarão os funks segundo critério letra, música, interpretação e desenvoltura de palco. Entre os jurados já confirmados estão Marcello Silva, vocalista da Banda Dughettu, do Rio de Janeiro, Marcelo Fernandes, Dj e empresário do Funk, Douglas Drumond, presidente do Casarão Brasil e empresário da noite.

Eles decidirão quem leva os prêmios para casa. Para o 1º Lugar – gravação de uma coletânea do CD do 2º Festival com inclusão de cinco músicas e com direito a 200 cópias, sendo que uma das músicas será mixado pelo DJ Sany Pitbull, reconhecido como o mestre da arte do MPC Live ou “montagens” ao vivo.

2º Lugar – Gravação de três músicas, no CD com direito a 100 cópias;

3º Lugar - Gravação de duas músicas, no CD com direito a 100 cópias;

• Todos os participantes que se apresentarem receberão Certificados de Participação.

Atualmente vários talentos descobertos nos Festivais de 2008 e 2009, como MC Dede, que tenta a sorte outra vez, neste 3º Festival, entre outros, já se apresentam em bailes funks nas casas noturnas da cidade faturando cachês. Os respectivos eventos reuniram aproximadamente 80 mil pessoas, que na época aderiram a uma versão comportada, diante do chamado funk consciente, o funk melody e funk do bem, substituindo o “proibidão” pelo “permitidão”.

Show a parte

Após a apresentação dos vencedores, para abrilhantar ainda mais o evento, o festival receberá os ícones do funk, com as atrações especiais do Red Bull funk-se Tour, que promoverá um encontro de estilo, batida, entre o funk carioca e o paulista.

Com isso, o palco será dominado, primeiramente pelos MCs Bio G3 e Backi Di, funkeiros de destaques na cena paulista que estouraram definitivamente com “Bonde da Juju”, e tiveram quase 1 milhão de acessos no You Tube.

Depois o chão vai tremer com DJ Sany Pitbull, presente no mundo do funk desde 1986, é reconhecido como o mestre da arte do MPC Live ou “montagens” ao vivo. Maestro Pitbull e também é o curador do Red Bull Funk-se Tour.

Menor do Chapa: O nome artístico faz referência à sua baixa estatura e ao local onde mora no Morro do Turano, zona norte do Rio de Janeiro. O seu som é recheado de palavras fortes. Suas músicas, entre eles o recente sucesso “Salgueiro é o Caldeirão”, tocam nas pistas dos mais tradicionais bailes cariocas e também em sofisticadas boates de outras capitais do Brasil. O artista faz parte do elenco fixo do Red Bull Funk-se Tour.

DJ Cabide: No início dos anos 90 iniciou seu trabalho nas equipes Express Rio e Super Sonic. O sucesso veio em 95, quando comandou um quadro no programa Som dos Bailes. Após passar por outras equipes, hoje comanda o “Cabidão Boladão”. Cabide foi o grande vencedor da Batalha de MPC’s no show comemorativo de 40 anos do funk carioca, realizado em 2009 na Fundição Progresso, Rio de Janeiro. No Red Bull Funk-se Tour ele dividirá o palco com o DJ Phabyo, numa nova batalha de MPC’s, travada a cada apresentação da tour.

DJ Phabyo: desde os 13 anos no universo do Funk, não saía do baile que tinha ao lado de sua casa, na comunidade de Rio das Pedras, zona oeste do Rio. Com forte influência do Miami Bass, Phabyo logo se envolveu no mundo das mixagens, tornando-se DJ do rapper MV Bill. Com 19 anos de carreira, já produziu artistas consagrados, como Mr. Catra e Mc Serginho. Consagrado entre os artistas do funk, comanda há 10 anos um dos bailes mais famosos do Brasil, o do Castelo das Pedras. Phabyo também participou da batalha de MPC’s dos 40 anos do funk carioca, e vem para buscar o primeiro lugar nas batalhas contra o DJ Cabide no Red Bull Funk-se Tour.

Clique aqui para ver a Relação dos Classificados 

Serviço:

O quê é? 3º Funk Festival- Canta Cidade Tiradentes

Quando? 19/06/2010 – sábado, às 14 horas

Onde? Avenida dos Metalúrgicos, próximo ao nº 2820 – Terminal Velho – Cidade Tiradentes