Cursos e Workshops de Moda e Costura forma alunos da Cidade Tiradentes

Ação promovida em parceria com o Instituto In-Mod, levou também costureiras da região para as passarelas do São Paulo Fashion Week

Nesta terça-feira, 21 de dezembro, a Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo, realizou a formatura com entrega de certificado aos 55 alunos dos cursos e workshops de Moda e Costura em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo.

“A Cidade de São Paulo é um grande polo de economia criativa e moda, que é fonte de emprego e geração de renda para muitas famílias. Agora com a retomada da economia há uma busca maior por profissionais qualificados e cursos como esse, promovidos gratuitamente pela Prefeitura de São Paulo, são um diferencial para quem busca se recolocar no mercado de trabalho ou começar seu próprio negócio”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Os alunos das turmas da manhã e tarde do módulo básico de Moda e Costura, do workshop de Construção de Corselet, e Upcycling Fashion e do projeto Cria Costura puderam exibir os seus croquis (desenhos) que foram desenvolvidos no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT), equipamento da Fundação Paulistana junto com a Secretaria Municipal de Cultura.

Foram realizados também desfiles com as peças confeccionadas pelos alunos dos workshops e do projeto Cria Costura, que estiveram na 52ª edição do São Paulo Fashion Week, além da exibição de um documentário que conta a história do projeto. O Cria Costura é resultado de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo com o Instituto In-Mod, no âmbito do programa Fashion Sampa, que proporciona uma imersão no universo do design de moda.

Os participantes do módulo básico de Moda e Costura e dos workshops receberam um certificado de conclusão para trabalhar como autônomos ou contratados. O Módulo Básico de Moda e Costura tem em seu conteúdo programático 172 horas de aulas teóricas e práticas com o básico de costura. Já os workshops de Construção de Corselet e Upcycling Fashion têm 40 horas e são destinados aos profissionais que desejam se especializar na área. Desde 2017, mais de 800 pessoas já passaram pelas qualificações.

No decorrer das aulas de Construção de Corselet, eles aprenderam a desenvolver peças que modelam o corpo e acrescentam muito estilo e sensualidade. Já nos conteúdos de Upcycling Fashion, os participantes tiveram aulas sobre a confecção de malas e acessórios de viagem a partir da reutilização de tecidos. Novas turmas devem acontecer no início do primeiro trimestre de 2022.

“Mais uma vez a Fundação Paulistana sai na frente com uma formação gratuita de qualidade. A área da moda tem um grande campo de trabalho, e os cursos disponíveis muitas vezes não têm preços acessíveis, principalmente para as pessoas de baixa renda, mais afetadas pela pandemia. Levando cursos como esse, trabalhamos para reduzir as desigualdades, pois com essa formação, as pessoas conseguem ingressar no mercado de trabalho e ter uma fonte de geração de renda”, ressalta a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.



Sobre a Fundação Paulistana


A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo, é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti, Makiguti Núcleo Norte I e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos ao longo de seus 17 de existência.

Atualmente, a Fundação oferece cursos de Análises Clínicas, Gestão em Saúde, Farmácia, Cuidador de Idosos, Hemoterapia e Saúde Bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.