SMPED realiza diversos eventos a partir de novembro para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Inclui Sampa 2021 vai trazer palestras, intervenções artísticas e um filme documentário com histórias de pessoas com deficiência e suas relações de afeto com a cidade

 

A Organização das Nações Unidas, ONU, instituiu o dia 03 de dezembro como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Desde 1992 a data é celebrada e marca a luta por direitos, inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência.

Para festejar esse dia, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) antecipa as comemorações e realiza entre os dias 05 de novembro e 04 de dezembro, o "Inclui Sampa 2021: Ser Pessoa com Deficiência em Sampa", composto por uma série de atividades com o objetivo de evidenciar as necessidades, reivindicações e lutas enfrentadas pelas pessoas com deficiência na cidade de São Paulo.

A iniciativa busca conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades, promover os direitos humanos sobre assuntos relacionados à pessoa com deficiência, celebrar as conquistas da comunidade, além de discutir a inclusão a fim de construir novos projetos e políticas públicas.

A programação começa no dia 5 de novembro com o evento “VOCÊ NOS VÊ?” uma série de palestras que acontecem no Auditório Elis Regina, do Parque Anhembi, das 14h às 17h. Entre os convidados estão a consultora em acessibilidade, Marinalva Cruz, o músico e ativista Billy Saga, o jornalista Jairo Marques e o velejador brasileiro, Lars Grael.

Esse evento é aberto ao público, com inscrições prévias, para atender as medidas de distanciamento social e cuidados necessários relacionados à pandemia. As incrições podem ser feitas através do e-mail: cerimonialsmped@prefeitura.sp.gov.br Além das palestras, o público também vai poder conferir uma apresentação do espetáculo “O CORPO SOBRE TELA” do bailarino, coreógrafo e diretor Marcos Abranches.

Neste mesmo dia, será lançado o nosso Plano Municipal de Ações para Pessoas com Deficiência – Inclui Sampa, um conjunto de compromissos e metas para aperfeiçoar a qualidade, ampliar a quantidade e aumentar o número de serviços ofertados às pessoas com deficiência da cidade. O plano pretende pactuar e promover ações articuladas com diferentes órgãos municipais nas áreas da educação, cultura e turismo, trabalho e empreendedorismo, esporte e lazer, além é claro de garantir serviços e direitos fundamentais de saúde, acessibilidade e transporte.

Nos dias 11, 18 e 25 de novembro, das 16h30 às 17h30, teremos diversas intervenções artísticas em terminais de ônibus. Entre as atrações, está mais uma apresentação do artista Marcos Abranches, desta vez com o espetáculo “Palhaço”.

Já no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 03 de dezembro, será a estréia do documentário “Ser Pessoa com Deficiência em Sampa. O filme é uma produção da SMPED e vai contar a história de nove pessoas com diversas deficiências, seus desafios e afetos enquanto moradoras na maior cidade do país. Nesse dia ainda haverá uma apresentação do grupo Movimentarte, “A Dança em Nós”, que usa a dança como base para o desenvolvimento e socialização de pessoas com deficiência.

Para fechar esse ciclo de comemorações, no dia 4 de dezembro haverá uma grande festa no Parque Anhembi das 10h30 às 15h com shows de grandes artistas com deficiência. A programação vai contar com o bloco de rua “Inclui Meu Bloco”, que será comandada pelo cantor e compositor João Cavalcante, DJ Anderson, Grupo Só Vendo Pra Crer e a banda Os Paralamas do Sucesso.

Toda a programação vai contar com recursos de acessibilidade comunicacional.