Teste rápido detecta casos de hepatite e taxa de cura é de 95%

Diagnóstico e tratamento são realizados nas UBSs; pessoas com mais de 40 anos não devem perder a oportunidade

 

Durante o Julho Amarelo, as ações contra as hepatites virais ganham maior visibilidade e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância e necessidade da realização do teste rápido para descoberta dos casos de hepatite C em pessoas com mais de 40 anos, que fizeram ou fazem uso de drogas e que tiveram ou têm relações sexuais desprotegidas. Quem possui histórico de transfusão sanguínea antes de 1993 também precisa redobrar o monitoramento.

No passado, as seringas de vidro e agulhas reutilizáveis eram comuns e favoráveis à disseminação da doença. Por isso, pessoas acima dos 40 anos devem ficar alertas, há risco de carregarem o vírus da hepatite C, por exemplo, e não saberem.

Isso porque, os anos se passam e a hepatite pode não apresentar nenhum sintoma, manifestando-se somente quando o vírus está avançado, como é o caso das hepatites B e C, dois tipos silenciosos que podem levar à cirrose e ao câncer hepático.

A testagem em pessoas nesta faixa etária é fundamental e evita as fases crônicas da doença.

O teste rápido para diagnóstico das hepatites B e C pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde também é realizado o tratamento e acompanhamento.

Pessoas infectadas pela hepatite C são tratadas com antivirais de ação direta (DAA), que apresentam taxas de cura de 95%. Já no caso da hepatite B, cerca de 90% dos portadores se curam de forma espontânea.

As UBSs também disponibilizam vacina contra a hepatite B. A primeira dose é aplicada em recém-nascidos nas primeiras 24h de vida, mas, ao todo, são três doses para garantir a proteção.

A ferramenta Busca Saúde ajuda a encontrar a UBS mais próxima da residência. 

Ainda não existe uma vacina para a hepatite C, mas ela pode ser evitada ao não se compartilhar o uso de seringas e agulhas, hoje descartáveis, ou objetos cortantes (lâminas de barbear, alicates para cutícula, etc). Além de usar preservativo em todas as relações sexuais.

Para entender mais sobre os tipos de hepatites, confira este episódio do "Saúde para Todes", programa do canal do YouTube da SMS.