Grafite deixa Cidade Tiradentes mais colorida

Artista Kadu transformou o bairro em uma galeria de artes a céu aberto

A região de Cidade Tiradentes, na Zona Leste da cidade, ficou mais colorida. Uma ação da Subprefeitura responsável pelo bairro trouxe a arte da grafitagem para diversos pontos da Avenida Souza Ramos.

As intervenções foram feitas pelo artista Kadu, que grafitou muros, muretas e vielas, com as mais variadas cores que deixaram a via mais alegre e convidativa para os moradores e visitantes da região.

Crédito: André Soares/SUBCT

imagem mostra o artista Kadu colorindo utilizando as cores roxo, azul, rosa, verde, laranja, amarelo, preto e branco o muro do canteiro na avenida souza ramos,

imagem mostra beco de uma travessa da avenida souza ramos com os muros todo colorido

Museu de Arte de Rua 


Além desta ação realizada em Cidade Tiradentes, vale destacar que a edição 2020 do Museu de Arte de Rua ofereceu para a cidade de São Paulo painéis em empenas de prédios, além de muros espalhados pelas cinco macrorregiões da cidade. O projeto, resultado da parceria entre as Secretarias Municipal de Cultura e das Subprefeituras, além de incentivar o desenvolvimento da arte urbana pelas ruas e avenidas da metrópole, promove intervenções, sobretudo com temática ligada à pandemia da Covid-19 em dois eixos distintos, propostos pela Secretaria Municipal de Cultura. Em 2019, foram mais de 30 obras de arte urbana em diferentes suportes, como graffiti, stencil, fotografia, sempre em grandes dimensões.

Para a pintura das empenas, os artistas entram em contato com a administração dos prédios para elaboração de um cronograma de execução dentro do período acordado com a Secretaria. Após confirmada a autorização do edifício, a SMC anexa ao processo para a ciência de todos os órgãos envolvidos.

Todas as artes são, anteriormente a execução, encaminhadas à CPPU para aprovação e também os endereços são enviados para o DPH, o que é área envoltória ou tombada enviamos para aprovação dos órgãos de preservação competentes. Para os muros foi feito o mesmo processo de autorização, com o cuidado para contemplar todas as regiões da cidade. Para as obras em hospitais, a SMC solicitou também autorização da SMS e para a gestão das unidades.

 

imagem mostra retorno avenida souza ramos com canteiro de área verde centralizado na foto e o muro todo gratidado e colorido