Subprefeitura sediará seminário sobre dependência química

Evento será realizado pelo programa da organização não-governamental Amor-Exigente, no dia 18 de maio

No dia 18 de maio, o grupo regional do Amor-Exigente, realizará na Subprefeitura Cidade Ademar o seminário Álcool e outras drogas: como resgatar a qualidade de vida familiar. O grupo faz parte da organizão não governamental que leva o mesmo nome e atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e às pessoas com comportamentos inadequados.

Durante o evento, a psicóloga especialista em dependência química, Vanessa Sola, tratará da codependência, abordando orientando àqueles que enfrentam dificuldade no relacionamento com seus familiares, vivendo em função deles e muitas vezes anulando suas próprias vidas.

A psicóloga, doutora em Saúde Coletiva, Ana Paula Dias Pereira, falará sobre Prevenção e Open Bar: métodos para que possamos orientar nossos familiares a evitarem a dependência química e sobre o open bar, presente em muitas festas, onde a pessoa paga um valor fixo e bebe muitas vezes além de seu limite, levando inclusive à internação hospitalar.

Sobre o Amor-Exigente

É uma associação privada, sem fins lucrativos, que desde 1984 atua como apoio e orientação às pessoas que sofrem da dependência química e seus familiares. Tudo isso através de um eficiente programa de auto e mútua ajuda que se baseia em quatro eixos: princípios básicos e éticos comportamentais, espiritualidade pluralista e responsabilidade social.

Em torno de 1000 grupos espalhados por todo território brasileiro bem como alguns no exterior (Uruguai, Argentina e Itália).

Dentre os objetivos, destacam-se:

Proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice, através de programa de prevenção ao uso inadequado, abuso de álcool e outras drogas e comportamentos tidos pela sociedade como impróprios;

Promoção do voluntariado, através do acolhimento, capacitação e desenvolvimento;

Atuar no acolhimento, orientação e apoio de familiares ou pessoas interessadas na prevenção, recuperação e reinserção social de dependentes de álcool e outras drogas;

Colaborar com entidades públicas ou entidades privadas em programas destinados à proteção e à saúde da família, infância, adolescência, juventude e velhice, que digam respeito aos seus objetivos.