Prefeitura faz mutirão de tapa-buraco com asfalto melhor e mais durável

Administração também melhorou os equipamentos e a logística da operação

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo já iniciou o mutirão de tapa-buraco, que vai consertar mais e melhor os buracos da cidade. Com a requalificação diária do asfalto utilizado nessas operações, o novo pavimento atende às normas técnicas mais exigentes e, por isso, terá mais qualidade e vai durar mais tempo. Além disso, os trabalhos contam com equipamentos mais modernos e uma nova logística de operação.

Após o fechamento da Usina de Asfalto da Barra Funda, em janeiro deste ano, a Prefeitura assinou um contrato com as empresas Usicity, Jofege e Versatil para o fornecimento de massa asfáltica nas operações tapa-buraco. As três empresas juntas fornecerão, aproximadamente, 22 mil toneladas do material por mês. Uma das empresas, inclusive, é a mesma que produz o asfalto do aeroporto de Guarulhos.

Os serviços de tapa-buraco também foram aprimorados com equipamentos mais modernos, como o caminhão térmico, capaz de manter a temperatura adequada da massa asfáltica. Esse recurso permite uma melhor qualidade do serviço. Os procedimentos também se tornaram mais eficientes. Exemplo disso é a execução do reenquadramento do buraco, que corrige não apenas a erosão como toda a parte comprometida do asfalto, garantindo também a durabilidade do serviço.

Esta nova forma de trabalho da Prefeitura permitirá que as ações sejam descentralizadas. Isso vai otimizar a logística de carregamento da massa e aplicação de asfalto, reduzindo os custos operacionais gerado pelo deslocamento dos 42 caminhões que levam o material para o local do tapa-buraco.

Além disso, a Prefeitura fará uma operação para tapar todos os buracos registrados na central SP156 nos próximos 40 dias. A ação, comandada pela Secretaria Municipal das Subprefeituras, ocorrerá em todas as regiões da capital e terá início esta semana.

Atualmente, a cidade de São Paulo possui o registro de 38 mil solicitações de tapa-buracos. O objetivo da operação é intensificar os trabalhos já executados pelas 32 subprefeituras e zerar o estoque de pedidos. A expectativa é que mil buracos sejam tapados por dia.

O projeto terá início nos grandes corredores, com maior circulação de veículos. Também serão inseridos na programação os casos pontuais próximos a essas vias, a fim de otimizar as equipes em campo e facilitar a logística de deslocamento. Cerca de 80 equipes trabalharão nesta ação.

No primeiro trimestre deste ano, a Prefeitura realizou 26.407 operações tapa-buracos. Em 2018, foram sanados 230.568 buracos em toda a cidade.

Cidade Ademar

Nos dois primeiros meses deste ano, a Subprefeitura Cidade Ademar tapou 593 buracos, abrangendo uma área de 7.176,49m², utilizando 868,82 toneladas de massa asfáltica.

No ano passado, foram tapados 5.426 buracos, o que representou uma área coberta de 50.991,63m².

Quer acompanhar a programação de zeladoria da Subprefeitura? Acompanhe clicando aqui.